5 dicas para você aprender a administrar bem seu dinheiro e conseguir tudo o que deseja

Aprenda a administrar sua mesada

Atualizado: Segunda-feira, 7 Janeiro de 2013 as 2:32

 

Chegaram às férias e é fato que todo mundo quer aproveitar pra sair com a galera pra lugares bacanas se divertirem muito, mas na hora de sair você lembra que a grana da sua mesada tá quase no fim, e agora?

Para que você não passe por esses apertos financeiros nem tenha que pedir mais dinheiro para os seus pais nós trouxemos dicas ótimas para você aprender a administrar bem sua mesada.

Segundo a consultora econômica, Cássia D'Aquino, que criou e coordenou um programa de educação financeira em várias escolas espalhadas pelo Brasil, gastar dinheiro é muito divertido e saudável, mas é necessário encarar o fato de que gastar também exige um comportamento responsável.

Cássia alerta para o cuidado que os jovens devem ter em não gastar todo o dinheiro apenas com uma coisa e se esquecerem de reservar um pouco para as coisas que realmente são importantes.

Segundo ela, uma maneira segura de impedir que isso aconteça é planejar um orçamento para o uso de seu dinheiro mesmo que você não receba muito dele por semana.  “Administrar o dinheiro é um hábito que, quando mais cedo à gente adquire, mais fácil é mantê-lo pela vida afora” diz Cássia.

Aqui vão 5 passos para você conseguir administrar bem sua mesada:

1. Estabeleça qual é o valor total que você recebe por semana. Para isso, considere todo e qualquer valor que você ganhe durante a semana, seja ele dos seus pais, o que corresponde à mesada propriamente dita, e/ou seus ganhos extras recebidos por algum tipo de trabalho que você realizou neste período.

2. Toda semana faça uma lista das coisas que você realmente vai precisar gastar dinheiro, como por exemplo, seu almoço da escola e sua passagem de ônibus diária.

3. Faça uma lista de coisas que você quer, mas que dá para ficar sem comprar se não tiver outro jeito. Nesta lista pode incluir a compra de algum CD ou a uma ida ao cinema com a galera.

4. Depois disso, liste as coisas que você gostaria de comprar, mas que por serem mais caras vão ter que esperar mais um pouco para serem compradas por você.

5. Agora é só fazer as contas. Da sua listinha já da para tirar bastante coisa desnecessária. Deixe na lista só o essencial e o que sobrar você pode poupar para usar só no próximo mês ou gastar com aquela saidinha com a galera.

Viu só como saber administrar faz toda diferença? Agora é só você fazer a sua lista e aproveitar.  Comece já!

 

 

com informações de: Veja / Capricho

veja também