5 erros que universitários cometem ao procurar um emprego

5 erros que universitários cometem ao procurar um emprego

Atualizado: Sexta-feira, 11 Outubro de 2013 as 2:33

entrevistaProcurar por um emprego pode ser uma atividade exaustiva se você não souber a maneira certa de agir ao passar por esse procedimento. Estudantes universitários costumam ter ainda mais dificuldades com a busca por não terem tanta experiência com isso. Para que você não passe por esses problemas, existem algumas dicas que podem ajudar.
 
Confira 5 erros que universitários cometem ao procurar um emprego:
 
1. Desespero
Muitos alunos acabam tomados pelo desespero de encontrar um emprego durante o curso de graduação, principalmente quando o último ano de estudos se aproxima. Com isso, pode ser difícil não aceitar qualquer oportunidade que apareça, mesmo que a vaga não se encaixe com o seu perfil profissional. Porém, você não pode deixar que isso ocorra com você. Evite que a ansiedade influencie na sua escolha e pense bem no que é o ideal para você.
 
2. Não utilizar os serviços de carreira fornecidos pela universidade
A maioria das universidades possui um departamento que auxilia o aluno a solucionar suas dúvidas sobre carreira. Por isso, tire proveito desses benefícios. Procure por listas de vagas que a instituição de ensino disponibiliza e tenha mais facilidade de encontrar uma boa opção para você.
 
3. Entregar o mesmo currículo para vagas diferentes
A melhor alternativa para conseguir um emprego mais facilmente é ter um modelo de currículo que contenha suas habilidades e experiências para que depois você possa editá-lo de maneira que ele se encaixe com a vaga para a qual você se aplicará. Assim você disponibiliza apenas as informações relevantes à empresa onde você deseja trabalhar.
 
4. Não pesquisar corretamente sobre a empresa
Além de demonstrar por que você é o candidato ideal para a vaga durante uma entrevista de emprego, você deve mostrar que conhece a empresa na qual deseja trabalhar. Para isso, é essencial que você faça uma boa pesquisa e vá preparado para a conversa com os recrutadores.
 
5. Não conhecer regras básicas de etiqueta
Encontrar um emprego não depende somente de um bom currículo. Para conquistar os recrutadores, você deve conhecer as regras básicas de etiqueta em uma entrevista e utilizá-las. Olhar diretamente nos olhos de quem você conversa, mostrar confiança e enviar um e-mail de agradecimento são exemplos de atitudes essenciais que você deve tomar para mostrar-se um bom candidato.
 

veja também