5 formas de conseguir trabalho através das redes sociais

5 formas de conseguir trabalho através das redes sociais

Atualizado: Terça-feira, 21 Junho de 2011 as 10:38

As redes sociais estão se tornando uma ferramenta cada vez mais procurada pelos recrutadores na hora de selecionar candidatos para preencher uma vaga de trabalho. Os candidatos que insistem em usar métodos tradicionais de procura de emprego acabam demorando muito mais tempo para conseguir uma vaga.

Na hora de promover sua própria imagem através das redes sociais é importante destacar suas habilidades e projetos desenvolvidos no passado. Se você tiver uma boa relação com as pessoas que fazem parte de seus contatos nas redes sociais, é possível que seu perfil seja visto por um número ainda maior de pessoas. Manter seus perfis atualizados é a melhorar maneira de conseguir credibilidade na Internet, porém deve-se tomar cuidado com os excessos.

Aumente a sua rede de contatos As pessoas conseguem trabalho através de contatos e recomendações. Atualmente, se a única coisa que você faz para procurar um emprego é mandar seu currículo para o banco de dados das empresas, as chances de conseguir trabalho são bem menores. Com o desenvolvimento das redes sociais na Internet, os contatos podem ser construídos com muito mais facilidade.

O LinkedIn, uma das maiores redes profissionais do mundo. Dá acesso aos mais diversos profissionais e recrutadores de talentos. Ao criar seu perfil na rede, não se esqueça de importar todos os e-mails da sua lista de contatos, facilitando assim a criação de sua rede de conexões.

O LinkedIn também permite que você faça uma busca por profissionais, filtrando-os pelas áreas de atuação, localização e cargo. O site também permite que você conheça um pouco mais da empresa ou do responsável pela área na hora de se preparar para uma entrevista de emprego.

Use aplicativos de procura de emprego As pessoas estão começando a usar aplicativos para celular na hora de procurar por uma vaga de emprego. Isso é possível graças aos programas criados para iPhone e Android.

Segundo uma pesquisa da LinkUp, cerca de 20% dos candidatos estão usando o celular para se cadastrar a uma das vagas em aberto dentro das empresas. O programa Korn/Ferry Connect é uma das opções para os usuários do Brasil. No aplicativo é possível procurar vagas em aberto, entrar em contato com recrutadores e ver endereços dos escritórios das empresas cadastradas.

Mostre que você é influente na internet No passado, ter conhecimentos específicos era quase uma garantia na hora de conseguir um trabalho. Muitas vezes, as pessoas começavam automaticamente em um emprego logo após terminar a faculdade. Atualmente, com as mudanças na economia e o aumento da competitividade entre os candidatos, as empresas começaram a procurar pessoas que se destacassem de outras formas.

As companhias ainda estão interessadas em candidatos dedicados e que saibam trabalhar em equipe, porém a maneira de influenciar outras pessoas pela Internet pode contar bastante para os que estão procurando uma vaga.

As empresas acreditam que os empregados que tem maior poder dentro das redes sociais podem conseguir novas oportunidades de negócios, melhorar a imagem da empresa e recrutar talentos com mais facilidade.

O site Klout permite que as empresas vejam qual o poder de influência de seus candidatos através das redes sociais e dá dicas às pessoas que desejam aumentar sua credibilidade na internet.

Use meios digitais ao invés do tradicional currículo de papel Uma recente pesquisa da OfficeTeam mostrou que cerca de 36% das empresas acreditam que os tradicionais currículos serão substituídos por perfis e páginas na Internet. As táticas de promoção são as mais diversas e sua originalidade pode atrair a atenção dos recrutadores. Veja algumas ferramentas que podem te ajudar a se destacar na web:

1) SlideShare:

No site SlideShare.net é possível criar e compartilhar uma apresentação de Power Point na internet. Os slides podem conter informações sobre suas habilidades, projetos e expectativas.

2) Código QR:

A nova moda entre os usuários de celulares de todo o mundo pode ser um diferencial na hora de criar um currículo. O código QR é um código de barras 2D que, ao ser escaneado por um celular, te leva automaticamente a uma página ou a um link da internet. A tecnologia pode ser adotada no currículo para que o recrutador possa conhecer mais sobre o candidato em sua própria página.

3) Vídeos virais:

Crie um vídeo sobre você e divulgue no Youtube. Um vídeo falando sobre suas habilidades e sua personalidade pode te destacar entre muitos candidatos.

4) Sites criativos:

Use sua criatividade para elaborar um site falando sobre você. Algo que pode chamar a atenção dos recrutadores é que o candidato tenha um domínio próprio, do tipo www.seunome.com.br.

Transforme seu currículo em um anúncio Uma maneira de chamar a atenção das empresas é anunciar seu perfil em sites conhecidos. Entre as opções estão os anúncios pagos estão o Google, Facebook e LinkedIn. Ao anunciar nestas páginas é possível direcionar sua publicidade para que a mesma seja vista somente por empresas de uma região ou de um perfil específico.

O Google é uma das ferramentas mais poderosas, pois muitas vezes os recrutadores fazem uma busca pelo nome da pessoa para encontrar referências e é nessa hora que vão ver o anúncio destacado.

O anúncio deve chamar a atenção das empresas através do uso de palavras-chavese com um link para sua página pessoal ou perfil do LinkedIn.

veja também