7 maneiras de afiar seu cérebro para os estudos

7 maneiras de afiar seu cérebro para os estudos

Atualizado: Sexta-feira, 9 Novembro de 2012 as 11:55

 

Você tem estado longe dos estudos e dos livros há um tempo, por isso, suas habilidades de estudo podem estar um pouco desatualizadas. Mas antes de você se culpar, este problema não é necessariamente um reflexo da sua inteligência. Mesmo os melhores estudantes têm dificuldade ao voltar à escola ou à faculdade.
 
Confira 7 maneiras de afiar seu cérebro para a escola
 
 
1. Antecedência
 
Já que você é mais velho, deve ter outros afazeres, como família, carreira e outras atividades. Provavelmente, com o tempo, desenvolveu alguns truques para organizar sua rotina. Portanto, não deixe nada para a última hora. Faça os exercícios com antecedência.
 
 
2. Divida as tarefas
 
Dividir o seu tempo de estudo e de tarefas é essencial para o seu sucesso escolar. Como você tem que dividir a atenção com outros assuntos, é necessário que você saiba fazer o mesmo com a faculdade. Faça as atividades aos poucos.
 
 
3. Material
 
Compre os materiais necessários e não se esqueça de que as coisas mudaram hoje. Portanto, será importante ter um computador e outros aparelhos que a sua faculdade exige. Providencie-os com antecedência.
 
 
4. Leve os estudos a sério
 
Qualquer lugar é hora de estudar. Você pode ler no metrô, no ônibus, resolver exercícios enquanto está na casa da sua sogra, etc. No entanto, lembre-se de que nada adianta se você não se dedicar de fato a algo. Não adianta ler o mesmo parágrafo 4 vezes sem realmente prestar atenção e saber do que ele está falando.
 
 
5. Após as leituras
 
Após as leituras, a fim de fixar o conteúdo que você aprendeu, anote um resumo ou faça um parágrafo conclusivo do que você aprendeu. Lembre-se de que tudo o que você aprendeu deve ter uma aplicação e/ou conclusão.
 
 
6. Grupos
 
Faça amigos, tenha grupos de estudo. É bom estudar em companhia porque vocês podem unir forças e conhecimentos. Aproveite-se do que ele pode ensinar a você e ensine-o o que você sabe para praticar seus conhecimentos.
 
 
7. Intervalos
 
A vida de um estudante é marcada por intervalos. Seja uma pausa no meio de um dia de estudo ou uma sexta-feira à noite com os alunos. Conhecer gente nova, aumentar os horizontes e – por que não? – ser feliz também faz parte da vida de um estudante. Saiba a hora de parar e se divertir.
 

veja também