90% das jovens com idades entre 10 e 14 anos já usaram pulseirinhas do sexo

90% das jovens com idades entre 10 e 14 anos já usaram pulseirinhas do sexo

Atualizado: Terça-feira, 8 Junho de 2010 as 9:31

Cerca de 90% das garotas com idades entre 10 e 14 anos já usaram os acessórios conhecidos como pulseirinhas do sexo, segundo estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde na Casa do Adolescente de Heliópolis, na zona sul de São Paulo

Apesar disso, mais de 60% dos adolescentes afirmou que desconhece o significado das pulseiras.

Já entre os garotos da mesma faixa etária quase 55% afirmaram já ter usado os acessórios. De acordo com a médica Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da secretaria, o fato de muitos adolescentes usarem as pulseiras corresponde a necessidade de autoafirmação e de ser aceito no grupo.

Já na faixa etária de 15 a 19 anos, 38% das meninas afirmaram já ter usado as pulseirinhas, enquanto apenas 8,5% dos meninos admitiram o uso. Ao todo, foram ouvidos 174 adolescentes e jovens entre 10 e 24 anos de idade entre os meses de abril e maio deste ano.

Desse total, apenas 5,7% nunca tinham ouvido falar das pulseiras. Além disso, 89% dos entrevistados que afirmaram já terem utilizado as pulseiras informaram que deixaram de usá-las, geralmente após saber o significado ou em razão das confusões e equívocos em torno das pulseiras.

veja também