A Banda Mais bonita da Cidade - O viral mais rápido da internet

A Banda Mais bonita da Cidade - O viral mais rápido da internet

Atualizado: Quarta-feira, 25 Maio de 2011 as 9:31

Os moderninhos ficaram indignados e os críticos de plantão entraram em polvorosa. Foi questão de horas para o link se espalhar e, em menos de uma semana, a Banda Mais Bonita da Cidade tem quase dois milhões de acessos no YouTube, apenas com o vídeo "Oração", que causa comoção nas redes sociais desde a última quarta-feira (18).

A banda credita ao divino poder de multiplicação o sucesso do clipe gravado em plano sequência, cheio de referências fofinhas: "Os deuses da internet conspiraram e a coisa foi passada pra frente", explicou o carioca Rodrigo Lemos ao iG Jovem, por telefone. "Quando a barreira dos amigos dos amigos foi quebrada, a bola já estava no ar", disse.

Assista ao vídeo Oração da Banda Mais Bonita da Cidade.

Apesar do número impressionante de acessos, Rodrigo rejeita completamente o sucesso instantâneo d’A Mais Bonita. "As pessoas estão se identificando com a gente", rebateu ele. "A alegria passada entre amigos é passível disso. Hoje acordei e vi uma família reproduzindo o video, isso é muito feliz. Nossa amizade tem um teor de verdade que causou comoção e o público se sente parte disso".

Agora, o quinteto aos poucos já pensa em dar um passo maior que a fama instantânea. "Queremos preparar um CD, como qualquer banda. As pessoas pedem por isso", diz Rodrigo. "Há muito tempo queremos botar a ideia em prática e agora temos a oportunidade de mostrar o trabalho para um público maior", completou.

A Banda Mais Bonita não é exatamente a mais original

Junto ao imediatismo do sucesso, vieram inevitavelmente as comparações a outros artistas gringos (e o sucesso da irritante Rebecca Black). "Oração" é apontado como uma versão brasileira dos vídeos que consagraram o diretor Vincent Moon, do site francês "La Blogotheque" - como a versão do Beirut para "Nantes", de 2007, gravada no Brooklyn.

Veja: Beirut toca "Nante", dirigidos pelo cineasta Vincent Moon

Em entrevista ao iG Jovem por e-mail, o cineasta revela que gostou bastante do trabalho: "Assisti logo que subiram e fiquei impressionado com os movimentos de câmera", elogiou Vincent, que esteve no Brasil recentemente gravando artistas como Carlinhos Brown e a banda paulista Holger. Mas, segundo o francês, o vídeo é um pouco "limpo" para seu gosto. "Eu prefiro acidentes", disse.

A própria Banda Mais Bonita reconhece como referência os artistas aos quais estão sendo comparados, como é o caso do Beirut e o vídeo "There’s An Arc" do Hey Rosetta!. Mas, segundo Rodrigo, é no Arcade Fire mesmo que os "bonitos" encontram inspiração para sua performance: "A música redentora, cantada alta em uníssono é a primeira coisa que nos vem à cabeça", explicou.

Hey Rosetta! toca "There's An Arc"

O primeiro show da Banda Mais Bonita em São Paulo acontecerá no dia 7 de junho, no Studio SP, dentro do projeto "Cedo e Sentado". Rodrigo descreve as apresentações do grupo, cujo público até então eram os amigos, como uma grande "curva dinâmica": "Essa é nossa marca maior. Em momentos o show é denso, depois leve, depois todo mundo canta junto". A banda dispensa completamente covers e investe apenas em compositores amigos, da tal cena curitibana de compositores.

Para uma banda com currículo de cinco shows, fica o desafio de mostrar que eles são um pouco mais que apenas o viral mais rápido.

Por: Gustavo Abreu

veja também