A saúde do beijo: doenças que são transmitidas por ele

A saúde do beijo: doenças que são transmitidas por ele

Atualizado: Quarta-feira, 14 Setembro de 2011 as 9:19

Vocês sabiam que pelo contato da saliva entre duas pessoas são transmitidas mais de 250 tipos de bactérias? É nessa troca de saliva que a gente pode pegar (e passar) as doenças. Conheça algumas delas:

Mononucleose, mais conhecida como Doença do Beijo Transmitida pelo vírus Epstein-Barr, os sintomas dessa doença são muito parecidos com os da gripe: febre alta, tosse, cansaço, dor de cabeça, dores musculares...O que diferencia a Mononucleose é que ela não apresenta os sintomas respiratórios.

Quem mais sofre com a doença são as pessoas de 15 a 25 anos (dispensa explicação, né?).

Geralmente, os sintomas permanecem no corpo por duas semanas e não há tratamento específico.

#Seliga: a princípio pode parecer que a Doença do Beijo não é muito perigosa, mas uma vez que se contrai o vírus, ele nunca mais sai do organismo e aí, quando nós ficamos com a resistência baixa, ele ataca!

Gripe A, mais conhecida como Gripe Suína O vírus H1N1 apareceu em 2009 e rapidamente se espalhou por todo o mundo, contaminando e matando milhares de pessoas. Atualmente, a doença está controlada, mas quem acha que ela desapareceu, está enganado! Ela ainda está fazendo vítimas e o beijo de língua é uma maneira eficaz de contaminação.

Os sintomas da gripe A são semelhantes aos da gripe comum, porém no primeiro caso, as dores são mais intensas e a febre passa dos 39 graus.

#Seliga: Já existe vacina para a doença, mas a melhor forma de prevenção é manter uma boa higiene, lavando bem as mãos e, claro, não beijar ninguém com suspeita da doença!

Herpes labial Assim como vírus que causa a Mononucleose, o vírus da Herpes não sai mais do organismo a partir do momento em que é contraído. E o pior: mesmo que a pessoa não tenha indícios da doença, como algum machucado na boca, ela pode ser portadora do vírus.

A Herpes também só aparece quando a resistência do organismo está muito baixa. A manifestação começa com uma coceira na boca seguido de bolhas. Se você beija alguém com a doença, principalmente quando manifestada, há um grande risco de contaminação.

#Seliga: A Herpes é outra doença que não tem cura nem tratamento definitivo! O que existem são pomadas que tratam os sintomas, mas não eliminam o vírus.

Cárie A cárie é uma doença dentária causada por bactérias, que provocam a descalcificação do dente, ou seja, deixam os dentes escuros e cheios de pequenos buracos.

Quem já teve cárie, sabe que o tratamento é simples, mas um pouco doloroso por causa do temido motorzinho do dentista! Ninguém merece, né?

Mas evitar a doença é fácil: basta caprichar na escovação e não se esquecer do fio dental. Vale a pena também usar um anti-séptico para completar a higienização bucal.

#Seliga: A cárie é uma doença infecciosa e pode ser, sim, transmitida pelo beijo de língua. Por isso é sempre bom dar uma olhadinha nos dentes do gato, afinal um belo sorriso é TDB!

Por isso meninas, é bom conhecer um pouco do gato que vocês pretendem beijar! Ninguém merece dar aquele beijo de cinema e depois ficar em casa doente, né?    

veja também