Abertas inscrições para o programa Jovens Embaixadores

Abertas inscrições para o programa Jovens Embaixadores

Atualizado: Quarta-feira, 5 Maio de 2010 as 4:06

A Embaixada dos Estados Unidos em uma iniciativa de responsabilidade social, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil, abre inscrições para o programa Jovens Embaixadores. As inscrições acontecem online pelo site http://www.jovensembaixadores.org/ , até o dia 11 de agosto. O Programa tem como objetivo beneficiar jovens estudantes brasileiros que são exemplos em suas comunidades

Podem participar alunos entre 15 e 18 anos, que possuam bom desempenho escolar e fluência na língua inglesa (oral e escrita). Caso aprovado nessa fase, o candidato receberá um e-mail com os links para o questionário preliminar e a lista de Instituições parceiras.

No Piauí, a Instituição responsável é o Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José, sob a Coordenação da professora Josélia Batista Santos. "A Embaixada visa valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, que além de estudantes, promovem ações de liderança comunitária, atitudes positivas, consciência cidadã e excelência acadêmica", explica.

Após a primeira etapa os concorrentes deverão entregar sua documentação no Centro de Línguas, que fará a triagem, e os aptos farão um teste escrito. "Os alunos selecionados receberão como prêmio uma viagem de três semanas aos Estados Unidos, em janeiro de 2011", informa Josélia.

Entre os pré-requisitos exigidos, o estudante deve comprovar ser aluno do ensino médio na rede pública; pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida; excelente desempenho escolar – anexar boletim escolar, estar engajado em atividades de responsabilidade social.

O piauiense César Augusto Alves dos Santos, 18 anos, selecionado na última edição para participar do Programa Jovem Embaixadores, entre outras atividades, sempre com foco no conhecimento cultural, visitou a Casa Branca nos Estados Unidos e conheceu pessoalmente a 1° dama Michele Obama.

O estudante é natural de Floriano e registrou que pretende seguir a carreira de intérprete e professor de Língua Inglesa. "Pretendo viajar pelo mundo e conhecer diferentes culturas. Todos nós costumávamos ler sobre história, mas com os Jovens Embaixadores vimos que somos parte dela", declara.

"A Casa Branca é incrível e com certeza marcará nossas vidas para sempre, conhecemos as principais salas de reunião assim como os ambientes: verde, vermelho e azul. Por fim tivemos nosso encontro com a primeira dama que por sinal é uma pessoa muito simples e ao mesmo tempo incrível. Ela disse se identificar com nosso grupo, visto que ela veio de uma família simples e nunca deixou de lutar pelos seus sonhos. E o melhor de tudo, cada um teve a oportunidade de ser abraçado por ela", confidencia César Augusto.

veja também