Aceitar as diferenças do outro pode ser o segredo para se ter um relacionamento duradouro

Diferenças entre casais são a chave da boa relação

Atualizado: Quinta-feira, 13 Dezembro de 2012 as 10:17

casalNão existem pessoas iguais. Se existissem seriamos como robôs que agem de maneira igual ordenada, tudo ficaria sem graça e sem cor. É por esse motivo que todas as diferenças são inevitáveis e surgem em diversas áreas podendo ser culturais, de valores, de opinião, de hábito e assim por diante.

 

Em casais, a aceitação das diferenças pode ser o primeiro passo para um futuro promissor no relacionamento. Essas diferenças sempre existiram entre casais e superá-las é o grande desafio desses casais.

Grande parte das pessoas se sente incomodada com as diferenças do outro quando estão em uma relação a dois, pois é normal que elas nos façam sair da nossa zona de conforto, deixando de nos sentir seguros e mimados pelos nossos costumes e trejeitos e partindo para uma viagem ao desconhecido.

 

A novidade sempre assusta e nos torna mais frágeis e vulneráveis e como todo ser humano não gostamos de nos sentir assim por isso criamos barreiras para impedir a aceitação das mudanças em prol do outro.

Sem dúvida, seria muito melhor entrar em um relacionamento com alguém que fosse mais parecido conosco, os conflito e os desencontros com certeza seriam menores, mas que graça teria saber como o outro vai agir em determinadas situações, o que pensaria sobre determinado assunto e o que esperar do outro no futuro?

Isso seria como estar se relacionando com o espelho e assim veríamos somente o que já sabemos e já conhecemos. Com o passar do tempo ficaríamos entediados e empobrecidos emocionalmente. Talvez seja bem mais interessante estarmos fortes e preparados para as novidades.

Em uma relação a dois, as diferenças quando são bem trabalhadas pelo casal tornam tudo mais interessante e enriquecedor além de manter sempre acesa a chama do amor, ou seja, as novidades que vem das diferenças entre um e outro serão o combustível para que sempre aja interesse de um pelo outro.

As pessoas precisam sempre praticar a tolerância e a conversa, para alcançarem acordos naqueles assuntos onde as divergências se destacam intensamente. Caso contrário, a relação corre o risco de se tornar insustentável à longo prazo.

Grande parte dos conflitos de um casal está no fato de não aceitarem essa condição e ficarem, de forma imatura e infantil, esperando que o outro, seda as conforme as suas necessidades quando na verdade, ah necessidade dos dois lados. O principal é entender que nossos desejos não estão no centro do mundo e sim o bem estar em conjunto.

Aceitar o outro é uma condição implícita na escolha que se fez em estar junto com alguém. Não é uma tarefa simples, afinal, tendemos a conduzir tudo da forma como já sabemos e conhecemos, mas a pessoa ao seu lado também conduzirá tudo por sua própria forma e, portanto, será fundamental encontrar um ponto em comum entre vocês.

Assim, diferenças, ainda que sejam difíceis de serem aceitas e compreendidas, são vitais para o crescimento da relação. São a garantia de que um "encontro" verdadeiro pode acontecer, um encontro que exigirá compromisso, maturidade, esforço e uma constante transformação dos dois lados.

 

com informações de : Parperfeito

veja também