Acredita que homens podem sofrer mais por amor?

Acredita que homens podem sofrer mais por amor?

Atualizado: Segunda-feira, 22 Outubro de 2012 as 4:17

 

As mulheres levam a fama de sofrerem mais com os altos e baixos dos relacionamentos. Mas essa ideia está errada, de acordo com pesquisadores americanos. Os homens são mais vulneráveis aos romances infelizes, mas também os que mais obtêm benefícios emocionais dos aspectos positivos do envolvimento amoroso.
 
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade Wake Forest, na Carolina do Norte, avaliaram mais de mil adultos solteiros (em 2010), entre 18 e 23 anos, de ambos os sexos, e identificaram que problemas no namoro tiveram impacto sobre a identidade e os sentimentos de autoestima de pessoas do sexo masculino.
 
O cientista Robin Simon, um dos autores do estudo, publicado no Journal of Health and Social Behavior, sugere que uma possível explicação para os resultados é que as parceiras são, muitas vezes, a principal fonte de intimidade de homens jovens e que quaisquer crises na área interferem diretamente no equilíbrio emocional dos moços. As mulheres, por outro lado, mantêm relações estreitas com família e amigos mesmo durante os relacionamentos, dividindo os sentimentos bons e ruins com eles, além do parceiro.
 
O problema com as voluntárias do sexo feminino se aprofundam mesmo é com o fim dos relacionamentos. Enquanto os participantes homens foram mais afetados emocionalmente pela qualidade do envolvimento atual, estar ou não em um relacionamento teve maior impacto nas voluntárias. Assim, as mulheres jovens são mais suscetíveis a sofrer com o fim do romance e a se beneficiar por simplesmente ter um.

veja também