Adolescente com problema de sono tende a consumir álcool

Adolescente com problema de sono tende a consumir álcool

Atualizado: Terça-feira, 22 Junho de 2010 as 2:24

Um estudo feito na Holanda relacionou o período de puberdade dos adolescentes e a dificuldade deles para dormir com o uso de bebida alcoólica durante essa fase da vida. Os pesquisadores dizem que isso serve de alerta para que os pais e os médicos monitorem melhor o sono desses jovens, já que o ato de dormir "tem impacto sobre outras áreas da saúde, incluindo comportamentos arriscados como o consumo de álcool".

Na pesquisa, feita pela Universidade de Nijmegen, os cientistas analisaram e entrevistaram 431 adolescentes (236 meninas e 195 meninos) com idades entre 11 e 14 anos. Eles também analisaram se outros fatores como sexo, grau de escolaridade ou problemas psicológicos influenciaram os dados.

Sara Pieters, uma das autoras do estudo, diz que os resultados das entrevistas indicam que "a puberdade e a regulação do sono são fatores importantes para explicar o consumo de álcool no começo da adolescência". De acordo com ela, os jovens que começam a sentir mais cedo essas transformações no corpo tendem a abusar mais da bebida.

– Nossos resultados indicam que a puberdade está relacionada a problemas de sono e a tendências como preferir dormir mais tarde, o que está ligado ao consumo precoce de bebida alcoólica.

Pieters diz que os médicos devem "investigar melhor a questão do sono quando adolescentes tendem a ter outros problemas psicológicos ou de comportamento. " Apesar de muitas pessoas usarem o álcool como forma de facilitar o sono, esse tipo de substância na verdade atrapalha o processo e faz com que a pessoa descanse menos.

veja também