Agora o Google+ também tem recurso de reconhecimento facial

Agora o Google+ também tem recurso de reconhecimento facial

Atualizado: Terça-feira, 13 Dezembro de 2011 as 3:45

A Google entrou para o jogo do reconhecimento facial na última quinta (8/12), ao liberar uma ferramenta do tipo para sua rede social, o Google+.

O Find My Face (Encontre meu rosto) busca nas fotos do usuário e de seus amigos rostos familiares. E, assim como o recurso Photo Tag Suggest, do Facebook, sugere marcações quando encontra correspondência entre o rosto de uma imagem de álbum e a de um perfil.

"Nos feriados, muitos de nós festejamos com amigos e parentes, e, se você é como eu, acaba tirando um monte de fotos", disse Matt Steiner, diretor da área de fotos da Google, em comunicado divulgado na própria rede social. "Agora, com o Find My Face, o Google+ pode sugerir marcações às pessoas que você conhece, a fim de que você seja identificado na foto. Naturalmente, você tem o controle sobre o recurso, podendo desabilitá-lo ou rejeitando apenas algumas marcações".

Pelos comentários feitos na publicação, o recurso agradou em cheio aos usuários. 'Ótimo! E fico satisfeito por ele não ter sido ativado automaticamente', disse Patrik Johansson, lembrando de uma ação do Facebook que não foi bem recebida pelos internautas.

Em junho, a empresa de Zuckerberg adicionou a ferramenta de reconhecimento facial, o que deixou muitos usuários receosos por descobrirem que poderiam ser identificados apenas a partir de seus rostos. Mais problemático ainda foi a postura de incorporá-la ao portal sem notificar os membros, em vez de deixar a eles a escolha de habilitá-la ou não.

Em novembro, aliás, o governo alemão anunciou uma ação judicial contra o Facebook. As leis do país exigem que as companhias informem os usuários quanto ao modo que utilizam suas informações, e, nesse caso, por falta de um acordo, um processo se fez necessário.

(Sharon Gaudin)

via^: IDGnow

veja também