Álcool no cinema é forte influência para o consumo de bebida por jovens

Álcool no cinema incentiva o consumo de bebida por jovens

Atualizado: Quarta-feira, 22 Fevereiro de 2012 as 12:03

O consumo de bebidas alcoólicas em produções cinematográficas servem de incentivo ao consumo dos jovens.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que grande exposições a cenas onde astros do cinema fazem uso de bebidas como uísque, vinho ou cerveja, influenciam o consumo de jovens mais do que pais que bebem ou o fácil acesso a bebida.

Uma lista com 50 filmes foi usada na entrevista a partir de uma escolha aleatória entre 500 sucessos recentes de bilheteria e mais outros 32 filmes que tinham arrecadado pelo menos 15 milhões quando o primeiro levantamento foi realizado.

Foi avaliada a exposição dessas bebidas nos filmes e o consumo ou aquisição delas pelos personagens.

A percentagem dos jovens que passaram a consumir álcool durante os dois anos de pesquisa foi de 11 para 25%, e a dos que passaram a beber excessivamente foi de 4 para 13%.

Ou seja, o estudo mostra que exposição a álcool no cinema foi responsável por 28% do início do consumo de álcool e 20% da transição para o seu uso constante.

Um dos motivos para que isso aconteça é o fato de o álcool ser associado a situações positivas nos filmes.

Fica agora uma deixa para refletir sobre uma possível restrição ao uso livre de bebidas alcoólicas em filmes. Em filmes de Hollywood o tabaco já é proibido, mas ainda não há nenhuma regra quanto ao álcool.

 

com informações do Terra

veja também