Aluno da USP cria site de relacionamento para professores

Aluno da USP cria site de relacionamento para professores

Atualizado: Quinta-feira, 3 Novembro de 2011 as 10:03

O estudante de geografia da Universidade de São Paulo (USP) José Maria Rigoni Junior, de 29 anos, criou um site de relacionamento para professores. Há oito meses no ar, o Profescola tem dois principais objetivos, de acordo com Rigoni Junior: provocar discussões entre docentes que têm pouco – ou quase nenhum tempo – para se atualizarem e funcionar como um site de contratação.

Rigoni dá aulas de geografia no cursinho pré-vestibular da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP e já atuou na rede privada de ensino em São Paulo. Para ele, o professor, muitas vezes, tem medo de se mostrar publicamente e esclarecer dúvidas.

“As plataformas na internet não são feitas para os professores e contratar professor não é fácil. Pelo site é possível discutir vários temas e o professor pode se mostrar mais verdadeiro, o que deve ajudar profissionais de modo geral", afirma Rigoni Junior.

Atualmente são mais de 1.700 educadores cadastrados de todo o país. Para se participar é necessário preencher um cadastro com nome, endereço, e-mail, função, currículo e criar um login e uma senha. O site não bloqueia usuários que façam cadastro e não trabalhem com educação, porém o conteúdo é direcionado exclusivamente para este público.

O site possui ainda ferramentas com avaliações de diversas disciplinas que servem para os docentes testarem o nível de conhecimento e ser um norteador da carreira. Também, por meio do Profescola, é possível divulgar eventos escolares e preparar provas. Na página de comunidades, os educadores trocam ideias em áreas de conhecimento como história, química e física e debatem temas como "Eu era professor e virei coordenador. E agora?"

veja também