Amizade à prova de cíume?

Amizade à prova de cíume?

Atualizado: Quarta-feira, 12 Fevereiro de 2014 as 4:04

ciúmeCiúme não é exclusividade de relações amorosas entre casais, ele também pode aparecer na amizade, por exemplo.
 
Assim como um romance, a amizade é uma relação que se constrói com base na partilha, na satisfação, mas pode colocar-nos também numa situação de dependência. 
 
Na amizade, o ciúme, na maioria das vezes, tem a ver com alguma terceira pessoa, que pode ser algum outro amigo, um namorado(a) ou até a chegada de um bebê.
 
Seja qual for a origem, o ciúme provoca desconforto e esse é o primeiro sintoma. Ele tem a ver com as nossas carências (sobretudo afetivas) ou o nosso estado de espírito. Mas está sempre intimamente ligado à forma como gerimos as emoções e como nos relacionamos com os outros. Em alguns casos, o ciúme denota rivalidade, em outros é sinal de possessividade.
 
Ao sentir ciúme, o certo a fazer é primeiro se questionar sobre a origem do sentimento e se ele tem mesmo razão de existir. Outro passo importante é falar. O ciúme revela geralmente medo de perder alguém ou falta de confiança em si. Experimente partilhar alguns dos seus receios com a pessoa alvo dos seus ciúmes e talvez tenha uma surpresa.
 
 
com informações de omeubemestar.com
 

veja também