Angra está entre as cidades com maior número de jovens assassinados

Angra está entre as cidades com maior número de jovens assassinados

Atualizado: Quarta-feira, 2 Março de 2011 as 5:26

Angra dos Reis está entre os 100 municípios onde mais se matam jovens no Brasil. A cidade ocupa a 86ª posição em todo o país e é a 11º do Estado na categoria. Os dados foram extraídos do Mapa da Violência 2011, lançado na última quinta-feira (24) pelo Instituto Sangari em conjunto com o Ministério da Justiça. Com a taxa média de homicídio de jovens de 95,7 para cada cem mil habitantes no período de 2006 a 2008, Angra foi a única cidade da região citada entre as 100 maiores da categoria. A capital de Alagoas, Maceió, ficou com a primeira posição, com média de 251,4. Duque de Caxias, com média de 165,3 é a primeira do Estado.

Segundo o levantamento, 28 jovens morreram em Angra em 2006, 30 em 2007 e 24 em 2008. A taxa foi alta por conta de apenas 28,6 mil habitantes da cidade estarem na faixa entre 15 e 24 anos. O cálculo é feito através de uma média dos três anos em cidades com menos de 30 mil habitantes com idade dentro da faixa. Cidades com maior número de jovens têm média calculada com base em um único ano.

Em relação a taxa de homicídios na população total, Paraty é quem aparece como destaque negativo da região. A cidade que é destino turístico comum no Estado ficou com 72° colocação no ranking do estudo. Em todo estado do Rio, Paraty ocupa a quarta posição, com taxa média de homicídios de 62,5 para cada cem mil habitantes. Outras duas cidades com forte apelo turístico ocupam a primeira e segunda colocação do Estado - Búzios e Cabo Frio, respectivamente.

O Mapa da Violência usou como base o Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, que contabiliza registros de óbito em todo país. 2008 foi o ano com informações mais recentes disponíveis.

Acidentes

O estudo fez um levantamento das mortes em seis categorias: homicídios totais, homicídios de jovens; suicídios totais, suicídios de jovens e óbitos causados por acidentes de transportes totais e os ocorridos com jovens. Em relação aos óbitos por transportes totais, o resultado de Vassouras chama atenção: o município é o primeiro do estado e o décimo do país na categoria. A taxa de óbitos por acidentes de transportes em Vassouras foi de 82,3 para cada cem mil habitantes.

Com relação aos óbitos de jovens por transportes, Angra aparece na nona posição do estado. Na 12ª está Volta Redonda. Barra Mansa na 16ª e Resende na 18ª posição completam as cidades da região entre as vinte cidades do estado onde morrem mais jovens por acidentes de transportes.

veja também