Aos 16 anos, a surfista Chloé é promessa no longboard

Aos 16 anos, a surfista Chloé é promessa no longboard

Atualizado: Quarta-feira, 15 Junho de 2011 as 8:43

Já se pode cravar: 2011 entrou para a história do surfe nacional. A começar por Mineirinho, que após vencer a última etapa do World Tour no Rio de Janeiro, se tornou o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial. Depois Gabriel Medina, que projeta a entrada no WCT e com essa busca faturou o Super Surf Internacional, em Ibituba-SC. E se as ondas seguirem boas, preste atenção nesse nome: Chloé Calmon.

Filha do surfista Miguel Calmon, Chloé justifica a previsão não apenas com o sobrenome. Aos 16 anos, ela ganha destaque a cada pódio conquistado em um estilo de surf que não é tão comum de se ver meninas praticando, o longboard. "É uma prancha pesada, no inicio não conseguia carregar sozinha (risos), mas não desisti", ela conta.

Entre os troféus na prateleira da carioca estão o título de campeã estadual sub18 2010, do Rio de Janeiro, com um "detalhe", competindo entre os garotos. E mais: a coroa do circuito Petrobras 2009, o vice-campeonato brasileiro amador 2010 e o convite para representar a América do Sul pela segunda vez na etapa mundial que ocorre em julho, na França.

Neste papo com o iG Jovem, Chloé conta sobre a pressão nos campeonatos, a preferência pelo estilo do longboard, namoro e vaidade:

iG: Por que você optou pelo longboard ao invés da prancha?

Chloé Calmon: Comecei a surfar com uma funboard (prancha de surfe usada por iniciantes), mas, em vez de ir para a pranchinha, eu segui para o long. Meu pai surfa de longboard há mais de 30 anos e sempre me levou para a praia. Quando eu era criança, pegava a prancha dele quando o mar estava pequeno para praticar. O longboard é clássico, representa a verdadeira essência do surfe. Então eu optei por ele por causa da classe, e por ser diferente.

iG: E como foi competir com meninos e ganhar?

Chloé Calmon: Não tem categoria feminina para minha idade. Só campeonatos abertos. A categoria júnior que existe é masculina. Mas é o que tem, então, eu entrei para treinar. Sempre, sem pressão. Só pensando em me divertir. Todos os meninos que participaram surfam bem, alguns até competem com atletas profissionais. Com isso, eu me sinto puxada por eles, sabe? É o que eu quero, isso me ajuda a evoluir. E outra, competir com garotos é bem legal, eles são amigos e não rola fofoca (risos).

iG: Para competir em alto nível você passa vontades? Deixa de sair de balada? Fica sem comer chocolates?

Chloé Calmon: Levo uma vida de atleta. Quando eu saio, não volto tarde. Não gosto de comprometer meu treino no dia seguinte. Todos os meus amigos já saem, vão para baladas, mas, eu não fico pensando nessas coisas. Se eu abro mão de certas coisas é porque é o que eu gosto, é o que eu quero. Já sobre levar uma alimentação balanceada, meus problemas são os doces! Não consigo evitar.

iG: E namorar? Existe um tipo de namorado ideal para surfistas?

Chloé Calmon: Namoro há nove meses e ele não é surfista. Para eu gostar da pessoa, ela precisa ser divertida, carinhosa. Tem que torcer por mim, gostar das mesmas coisas que eu. E, claro, tem que ter paciência porque se o mar está bom é difícil eu sair (risos).

iG: Surfista tem que ter estilo "bicho-grilo" ou pode ser vaidosa?

Chloé Calmon: Sou super vaidosa! Mas, ao mesmo tempo, não me vejo no estilo ''patricinha''. Tenho os cuidados que todas as garotas têm. Gosto de ter meu cabelo sempre bonito, hidratado, com um bom corte. Faço as unhas toda semana. Procuro cuidar da minha pele, pois nós surfistas estamos sempre expostas ao sol, então o cuidado precisa ser dobrado. E eu tenho um cuidado triplo! Salão toda semana!

iG: E você é ligada em redes sociais?

Chloé Calmon: Eu tenho todas! Twitter, Facebook, Formspring... Acho ótima essa interação. Pelo Facebook, por exemplo, eu falo com amigos de vários cantos do mundo, posto fotos, notícias. Já no blog eu falo de surfe, moda, comportamento. Pra quem quiser, meu Twitter é @chloecalmon, no Facebook estou como Chloé Calmon e o endereço do blog é http://www.chloecalmon.blogspot.com

iG: Que tipo de música você toca no seu iPod?

Chloé Calmon: Sou bem eclética, gosto de tudo um pouco. Mas não suporto funk, pagode, samba, axé...Alguns cantores que eu ouço com frequencia são Bruno Mars, Nicki Minaj, Janis Joplin, Rihanna, Maroon 5 e Santogold.

iG: Quais os lugares mais legais que conheceu por conta do surfe?

Chloé Calmon: Tem vários lugares perfeitos para surfar pelo mundo. O meu preferido é Califórnia, sempre sonhei em ir pra lá e fui esse ano, me apaixonei. Quero voltar o mais rápido possível. Além das ondas, as cidades são muito legais. Eu fiquei em Huntington Beach, que respira o surfe. Outro lugar lindo é Biarritz, na França, onde acontece o mundial. Tem um castelo na praia e lá é o berço do surfe europeu. Já surfei em Punta de Lobos, no Chile, também. Mas acho que o lugar ideal é onde você está com seus amigos, se divertindo e pegando ondas boas.

veja também