Aparelhos eletrônicos atrapalham o sono, diz estudo

Aparelhos eletrônicos atrapalham o sono, diz estudo

Atualizado: Quarta-feira, 9 Março de 2011 as 1:13

Um estudo divulgado nesta segunda-feira indica que as pessoas nos Estados Unidos estão tendo dificuldades para conciliar o sono devido ao uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir.

Um estudo da Fundação Nacional do Sono indicou que 95% dos americanos jogam videogames, veem televisão ou utilizam telefones ou laptops antes de ir para a cama.

"O estudo revela que as telas que emitem luzes são utilizadas de forma intensa durante o momento crucial antes de dormir", disse Charles Czeisler, da Escola Médica de Harvard.

"A invasão destas tecnologias que alertam tanto nos quartos pode contribuir na alta proporção de pessoas que responderam que dormem menos do que precisam".

O brilho de um monitor ou das telas de aparelhos portáteis suprime a liberação do hormônio que promove o sono, a melatonina, e estimula o estado de alerta, o que torna mais difícil conciliar o sono, de acordo com Czeisler.

A pesquisa mostrou que 43% das pessoas de 13 a 64 anos sentem que raramente ou nunca têm uma noite de sono decente durante a semana de trabalho.

Os mais velhos são mais propensos a ver televisão, enquanto os mais jovens costumam optar por computadores, smartphones ou vídeogames, de acordo com o estudo.

Os pesquisadores suspeitam que o uso de smartphones, computadores e vídeogames é mais estimulante do que ver passivamente televisão e dificultam ainda mais a hora do sono.

veja também