Aplicativo com vírus se multiplica no Facebook

Aplicativo com vírus se multiplica no Facebook

Atualizado: Terça-feira, 6 Março de 2012 as 11:52

O link que diz ‘Veja quem te visitou no Facebook’ é golpe e tem se multiplicado como spam na rede social. A mensagem convida o usuário a clicar no link para sabem quem anda visitando seu perfil. O aplicativo existe no Orkut, mas no Facebook ele não passa de um vírus.

Ao clicar nesse tipo de link, o usuário é direcionado, em geral, para a página de um aplicativo que exibe uma promessa ou fotografia atraente, como um detetive com lupa e um “AQUI” em letras maiúsculas ao seu lado.

Uma vez clicado um aplicativo é instalado permitindo acesso ao perfil e a todas as alterações que quiser, até mesmo a foto.
Outra tentativa de vírus já existente no Facebook foi a ‘Mude a cor do seu perfil no Face’.

Fábio Assolini, que é integrante do Grupo de Análise e Resposta a Incidentes de Segurança, explica que esses aplicativos podem infectar o usuários de duas maneiras: uma delas, e mais básica, é a que pede para você instalar o aplicativo. Nesse caso, o vírus consegue se passar por você, mas não obtém sua senha. Para se livrar dele, é preciso desinstalar o app.

A segunda, e mais perigosa, é a que solicita do usuário a instalação de um plug-in no navegador. “Se instalado, o plug-in lê as suas senhas”, diz Assolini. O usuário, nessa situação, é forçado a entrar na página da rede social cujo endereço começa com “http”, em vez de “https”, que representa o site seguro

Algumas dicas básicas para não ser atacado por esses vírus são:

Ative o modo de navegação https em Configurações de Conta > Segurança >  Navegação segura.

Curta a página de segurança do Facebook para receber atualizações (em inglês) sobre fatos relacionados à segurança na rede. Os tipos de spam mais comuns estarão, provavelmente, relatados nessa página.

Duvide de recursos inéditos que nem foram anunciados pelo Facebook. A rede social nunca ofereceu a opção de mudar a cor do perfil ou ver quem o visitou. E observe a maneira como esses aplicativos apresentam a novidade. Muitos deles têm erro de português.

Instale um bom antivírus. O plug-in baixado pelo especialista citado acima foi identificado pelo antivírus de seu computador.

 

com informações do blog Radar Tecnológico do Estadão

veja também