Aprenda a lidar com um “não”

Aprenda a lidar com um “não”

Atualizado: Terça-feira, 22 Maio de 2012 as 12:50

Saber recusar pedidos e ser sincero ao dar opiniões dizendo “não” é vital para manter o controle de sua vida e ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros tanto no âmbito pessoal como profissional. Porém, nem todas as pessoas estão preparadas para receber e lidar com um “não”mais direto. Sendo assim, pode-se recorrer a algumas outras formas de passar esta mensagem a alguém ou procurar ser mais gentil ao usar esta palavra.

Primeiramente, para saber dizer não, é preciso que a pessoa também saiba ouvir, compreender e aceitar respostas negativas sendo então um exemplo para o outro com quem se estabelece uma relação. Tente se colocar no lugar do outro e entender o porquê daquela recusa, reaja de forma madura e procure aprender com esta experiência considerando seus aspectos positivos.

É interessante que ao iniciar qualquer relacionamento seja estabelecida uma conduta de sinceridade e que ambos saibam que dirão “não” um ao outro se for necessário. Assim, para tornar este tipo de mensagem um pouco menos dura e mais aceitável, é preciso analisar seu grau de nervosismo – se estiver muito brava no momento, talvez seja melhor conversar depois. Tente também manter o seu tom de voz em um nível agradável e amigável.

Em todo caso, o ideal é ser sincera ao dar suas opiniões e ao aceitar e recusar pedidos, seja de uma amiga ou do seu chefe. Em muitas situações, não aceitamos o “não” de alguém a princípio mas depois percebemos que aquilo acabou servindo para seu próprio bem. Portanto, seja honesta consigo mesma e diga não de forma gentil sem se sentir culpada quando precisar.

 

veja também