Aumenta número de crimes com envolvimento de adolescentes

Aumenta número de crimes com envolvimento de adolescentes

Atualizado: Quarta-feira, 29 Junho de 2011 as 4:57

O número de furtos, roubos e arrombamentos de casa têm aumentado consideravelmente em Ponta Grossa, a 115 km de Curitiba. A maioria dos crimes é cometida pro adolescentes e crianças, geralmente, viciados em drogas.

De janeiro a maio de 2011, 193 adolescentes foram apreendidos na cidade por envolvimento em algum tipo de crime. O índice representa 25% das ocorrências da Polícia Militar.

Segundo a juíza da Vara de Infância e Juventude, Noeli Reback, há cinco anos atrás a cidade não tinha esses números preocupantes. O consumo de entorpecentes é apontado como fator determinante no aumentos dos índices de criminalidade, uma vez que, sem dinheiro para comprar a droga, os menores acabam cometendo delitos.  

O delegado Flávio Zanin explica as penas que podem ser aplicadas aos adolecesntes. "Ele vai receber uma sanção judicial que pode ir desde uma advertência até a restrição de liberdade, passando por uma prestação de serviços a comunidade, uma liberdade assistida, uma semi-liberdade ou efetivamente o encarceramento", explicou.

veja também