Bibliotecas têm palestras sobre livros que caem em prova da Fuvest

Bibliotecas têm palestras sobre livros que caem em prova da Fuvest

Atualizado: Quarta-feira, 9 Novembro de 2011 as 4:30

Milhares de estudantes ficam horas em cima dos livros se preparando para a Fuvest, o vestibular que garante uma vaga na Universidade de São Paulo (USP). A prova é no dia 27 de novembro e, nesta reta final, o SPTV mostra como encarar os desafios da literatura – matéria que muitos alunos consideram a mais difícil da prova de português.

Uma das dicas é participar das palestras gratuitas que acontecem nas bibliotecas públicas de São Paulo. Lá, palestrantes e estudantes discutem os livros que podem cair na prova da Fuvest. Na Biblioteca Mário de Andrade, na região central, a professora de literatura Ausonia Reda Lippo explica como tudo começa. “Primeiro precisa ler a obra. Quem não leu, pelo menos dê uma olhada no resumo, porque você vai precisar na hora da prova.”

A professora fala sobre como estudar para a primeira e segunda fase. “Na primeira fase da Fuvest, ela pincela os livros. Na segunda fase, eles vão pegar três ou quatro obras. Pergunta o nível social da obra, se são os mesmos níveis sociais dos personagens, porque é pro aluno emitir seu juízo de valor.”

Além de ler os livros, os alunos podem também optar por áudio-literário, pois fica mais fácil de interpretar e imaginar a história. Outra alternativa é assistir filmes ou teatro das obras, para ficar com a história na cabeça. “Assista os filmes depois de ler os livros. Às vezes, os filmes são diferentes das obras”, completa Lippo.

Vale ler os livros, ler resumos, ver aula, palestras e vídeos. Tudo ajuda na hora de assimilar a história e lembrar na hora da prova. Também não deixe de comparar, ver a época em que os personagens estão inseridos, para conseguir responder todas as perguntas do vestibular. Não basta só ler o livro, é preciso interpretar também.

Palestras sobre obras literárias

Ainda dá tempo de participar das palestras de literatura nas bibliotecas públicas. Veja a programação:

- Obra: 'Antologia poética', de Vinícius de Moraes

Biblioteca Pública Padre José de Anchieta

Rua Antônio Maia, 651 - Perus

09 de novembro, às 14h

Professora: Márcia Plana

Biblioteca Pública Viriato Corrêa

Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana

09 de novembro, às 14h

Professora: Fabiana Vascon

Biblioteca Álvaro Guerra

Avenida Pedroso de Moraes, 1919 – Pinheiros

09 de novembro, às 14h

Professor: Cláudio Rosa

- Obra: 'O auto da barca do inferno', de Gil Vicente

Biblioteca Belmonte

Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro

11 de novembro, às 14h

Professora: Lisângela Peruzzo

Outras informações podem ser obtidas no Sistema Municipal de Bibliotecas

veja também