MENU

Geral

Bienal do Livro traz novidades e surpresas para os adolescentes

Bienal do Livro traz novidades e surpresas para os adolescentes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

Os jovens amantes da leitura vão se esbaldar na 21ª Bienal do Livro, que começou na última quinta-feira (12) e segue até o próximo domingo (22). Mas nem só de livro vive a feira. Há um espaço para twittar e contar as novidades do evento para os amigos, um labirinto escuro para promover o lançamento do primeiro livro da trilogia "Correr ou Morrer", palestras e workshops ministrados nos auditórios, um jogo sobre a língua portuguesa e um quiz especial do livro "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", além de todos os quadrinhos, mangás e livros à venda com preço promocional. Dividimos o evento por assuntos e, no final, preparamos uma agenda para você ver como pode aproveitar seu passeio por lá.

Oficina Volkswagen de Twitter

A marca de carros disponibiliza seis computadores para os visitantes da Bienal usarem o Twitter e contarem as novidades para os amigos. Geysa Tartaglione, 16 anos, veio de São Vicente (SP) com o pai para conhecer o evento, comprou uma revista-pôster e aproveitou para twittar. "Hoje de manhã fui a um encontro sobre arte no Parque do Ibirapuera".

Gustavo Rocha, 18 anos, também estava usando o computador e contou aos amigos que viu a candidata à presidência Marina Silva e que comprou "O Livro dos Espíritos", de Alan Kardec, na promoção. "Também estava procurando ‘Raízes do Brasil’, do Sérgio Buarque de Hollanda, ‘A Arte da Guerra’ e ‘Diálogos na Sombra’, mas não consegui encontrar", diz.

Editora Rocco

O nome "Rocco" soa familiar, mas você não sabe por quê? É a editora dos sete livros da saga de J.K. Rowling. Além de "Harry Potter", o espaço ainda conta com a biografia de Justin Bieber e o lançamento do livro adolescente "De Menina a Mulher 5", escrito por Drica Pinotti. A autora vai estar no estande da editora na próxima quinta-feira (19), a partir das 16h.

Editora Intrínseca – Painel "Percy Jackson e o Ladrão de Raios"

Percy Jackson faz aniversário no dia 18 de agosto, mas é no sábado (21), a partir das 15h, que a data vai ser comemorada. Os livros serão retirados do estande para dar lugar a uma festa de aniversário com direito a bolo, refrigerante e parabéns. Os fãs da série poderão participar de um quiz com perguntas relacionadas à mitologia grega presente na série. Quem acertar as respostas ganha camisetas, bonés, bottoms, bloquinhos e os livros, claro. Lá também estão à venda todos os títulos da série "Crepúsculo".

Instituto Pró-Livro

Na Bienal, um castelo digno de contos de fada. Dentro dele, há um caminho entremeado por páginas gigantescas de livros onde atores contam histórias que se misturam entre si. E com elementos atuais: Chapeuzinho Vermelho aparece estilosa de All Star vermelho e Peter Pan, com fones de ouvido. Alice, Pinóquio, Emília, Dom Quixote e Visconde de Sabugosa também se encontram num mesmo conto, cheio de magia e absurdos. É uma forma de aguçar a leitura. No mesmo estande, crianças e adolescentes aprendem mais sobre a língua portuguesa por meio de um quiz. "Quais continentes têm o português como idioma oficial?", "Quantas pessoas falam essa língua no mundo?" são exemplos de questões que precisam ser respondidas.

Caso o participante não saiba, as dicas estão na bússola, na luneta e nos instrumentos de navegação dentro do baú. Ganha o time que fincar mais bandeirinhas no mapa. "A garotada não tem sido conquistada para uma leitura espontânea, então queríamos apresentar o livro de uma maneira mais lúdica e encantadora. As crianças e os adolescentes entram em páginas e passam a ser personagens da literatura clássica infantojuvenil. A leitura deve despertar a imaginação e ser prazerosa", afirma Zoara Failla, gerente de projetos do instituto.

Editora Solisluna – "O Dragão do Ventre de Ouro"

O escritor baiano Eric A. A. Oliveira, 16 anos, lançou o livro "O Dragão do Ventre de Ouro", escrito aos 11 anos. A primeira parte da saga do personagem Carlos Looendvog já tem duas continuações à espera de um lançamento. Ele é um menino de 12 anos, filho de um caçador de dragões, com uma vida pacata até um cachorro pitbul – na verdade, uma das muitas materializações do vilão Enácio Choufer – o morder. "Livros como ‘Harry Potter’ e ‘Senhor dos Anéis’ me incentivaram, mas meus pais sempre contaram histórias", comenta o autor. "Tenho fascínio por jornadas, sagas e aventuras".

Editora V&R

O estande oferece muitos livros bacanas para os adolescentes, como o "Descoladas e Deslocadas", "Meninas Inocentes e Verdades Escancaradas" e "Baladas de Verão", de Cathy Hopkins. São livrinhos de bolso para ler quando bater a vontade. As fãs de artesanato podem se divertir com as amigas com os livros-oficina, que mostram o passo-a-passo e já vêm com o material necessário. O "Grampo Mania" dá diversas sugestões de decoração para grampinhos de cabelo e traz miçangas coloridas, enquanto o "Pulseiras da Amizade" ensina diversas estampas e trançados a partir dos fios. Muito fofo também é o "Amigas Para Sempre" para dividir segredos e fofocas – e rir anos mais tarde.

Ao lado do estande, pode-ser ver um espaço escuro de onde saem gritos aterrorizadores. A brincadeira faz parte do lançamento da primeira parte da trilogia "Correr ou Morrer", que conta a história de adolescentes perdidos dentro de um labirinto cujas paredes e saídas se movem e se fecham. Os direitos autorais para a adaptação em filme foram vendidos para a Fox, mas só deve estrear no Brasil – não se sabe se nos cinemas ou em DVD – quando os próximos livros da saga vierem para cá. Aline Brasil, 19 anos, encarou o desafio. "Fiquei morrendo de medo antes de entrar, mas depois vi que era tranquilo. Eu estava esperando um monstro, ainda bem que não tem", conta.

Grupo Editorial Record

Aqueles livros must-have da Meg Cabot, como "A Garota Americana" e "As Leis de Allie Finkle Para Meninas", além da série "Gossip Girl" são títulos da Galera Record. Vale a pena dar uma passadinha lá e se deliciar – e ter vontade de comprar tudo!

Panini

O espaço abriga os quadrinhos da Turma da Mônica tradicional e Jovem, com fotos da Magali e da Mônica já crescidas dando as boas-vindas aos visitantes. Para celebrar os 50 anos do Cebolinha, foi criada uma edição de 50 artistas reproduzindo os famosos personagens de Maurício de Sousa. Entre eles, estão os traços de André Ducci, Rafael Albuquerque, Gian Danton, Clara Gomes, Pablo Mayer, Marcelo Braga e Adriana Melo.

Quem prefere os super-heróis da Marvel ou mangás também vai ao lugar certo – o campeão absoluto de vendas é Naruto. As sagas de Wolverine, Sandman, Capitão América, Magneto, Spirit, Superman variam entre R$ 3,70 e R$ 34,90. As versões em capa dura também estão à venda para os colecionadores que querem gastar até 123 reais. Todos os preços sofreram 20% de desconto. E para os fanáticos por futebol que ficaram tristes com a derrota do Brasil na Copa do Mundo e o fim do campeonato, os álbuns do Brasileirão também estão disponíveis para compra com as figurinhas.

Auditórios e agenda

O Salão de Ideias (Auditório Clarice Lispector), o Espaço Wolkswagen, o Estande Sesc-SP e o Espaço Gourmet oferecem palestras, discussões e workshops todos os dias. Confira os eventos mais bacanas:

Dia 21 (sábado) – Espaço Volkswagen, às 11h: A moda também fala de nós: as digitais do estilo. A consultora Glória Kalil, a estilista Gilda Midani e a jornalista e crítica de moda Lilian Pacce discutem a moda como uma linguagem que mostra também como o jovem, ao se vestir, trata seu corpo e sua imagem social.

Dia 22 (domingo) – Salão de Ideias, às 13h: Fazer humor é coisa séria. Os humoristas Guta Stresser, Hélio de la Peña, Paulo Caruso, Rafael Cortez e o jornalista Maurício Kubrusly debatem se o humor, além de divertir as pessoas, também pode provocar uma reflexão.

Por: Larissa Drumond

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições