Brasil ganha nova rede social integrada ao Facebook e ao Orkut

Brasil ganha nova rede social integrada ao Facebook e ao Orkut

Atualizado: Terça-feira, 11 Outubro de 2011 as 1:55

O Brasil é primeiro país a receber uma rede social voltada à cidadania. Trata-se doa Myfuncity, lançada na última quarta-feira (5/10) em São Paulo. A ideia é que os moradores de cada cidade a avaliem a partir de 12 indicadores - relacionados a trânsito, segurança, meio ambiente, bem-estar, saúde e educação - ajudando na elaboração de um mapa detalhado que ilustrará a satisfação com o lugar onde vivem.

O Myfuncity funcionará dentro do Facebook e do Orkut, como um aplicativo, e também poderá ser baixado via App Store – versões para Android e BlackBerry chegarão em breve. Se utilizado a partir das populares redes sociais, ele poderá tirar proveito de suas funcionalidades, como o envio de mensagens e fotos, criação de eventos e anúncios de chek-ins.

"A Internet tem um poder transformacional para as grandes e pequenas causas, pois conecta milhares de cidadãos que compartilham opiniões e sugestões e que querem contribuir eficazmente para mudar a cidade onde moram", afirma Mauro Motoryn, idealizador do projeto.

A expectativa é que até o meio de 2012, a plataforma reúna 60 milhões de usuários, 50 milhões nos Estados Unidos e Europa – onde será lançada em um segundo momento – e 10 milhões no Brasil. O objetivo é fazer com que os cidadãos se tornem mais engajados, contribuindo para uma melhora da condição de vida na cidade.

Aqui no País, o Myfuncity será parceiro de mais de 700 entidades, vinculadas à Rede Nossa São Paulo, Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Cidade Escola Aprendiz, Catraca Livre e Museu da Pessoa. Isso permitirá, por exemplo, que os dados obtidos sejam processados e enviados a gestores públicos e veículos de comunicação.

veja também