MENU

Geral

Brasil tem quase 5 mil crianças e adolescentes para adoção

Brasil tem quase 5 mil crianças e adolescentes para adoção

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:24

O número de pessoas interessadas em adotar é cinco vezes maior do que o número de crianças e adolescentes à espera de nova família, segundo o Cadastro Nacional de Adoção, divulgado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Há 4,9 mil crianças e adolescentes para adoção no país e 26.936 pretendentes.

Entre os fatores que têm dificultado a adoção está o perfil exigido pelos pretendentes. Do total, 36,54% (9.842) preferem crianças ou adolescentes brancos. No entanto, quase metade das crianças disponíveis para adoção é parda. Crianças brancas representam apenas 33,82% do total.

Outro entrave refere-se à faixa etária. Cerca de 60% querem adotar crianças de até três anos de idade, o que dificulta a saída de adolescentes que estão em orfanatos.

A advogada Fabiane Gadelha, por exemplo, esperou dois anos na fila de adoção para conseguir adotar um filho dentro desta faixa etária.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições