Brinquedo que voa controlado por iPhone chega ao Brasil

Brinquedo que voa controlado por iPhone chega ao Brasil

Atualizado: Quinta-feira, 14 Abril de 2011 as 1:22

O AR.Drone, brinquedo que é uma espécie de “robô voador” e que pode ser controlado por iPhone e iPad, chega ao Brasil no mês que vem por cerca de R$ 1.600, dependendo da loja.

O robô voador tem duas câmeras embutidas que enviam imagens de vídeo do que vê direto para o iPhone. Para controlar o robô, o usuário só precisa inclinar o celular para um lado e para o outro, usando o acelerômetro (sensor de movimento) do aparelho.

Para fazer o aparelho voar, é preciso ter o aparelho de controle (o celular ou o tablet) e um aplicativo instalado. As imagens captadas pelas câmeras são mostradas na tela, o que permite controlar o AR.Drone sem olhar diretamente para o objeto voador. O robô tem seu próprio sistema Wi-Fi (sem fio) para se comunicar diretamente com o iPhone.

O brinquedo, conhecido no Brasil como “quadricóptero”, é feito de fibra de carbono e plástico duro. Vem com dois cascos: um para “missões” em ambientes fechados e outro para voos ao ar livre.

A bateria do AR.Drone dura cerca de 12 minutos e a recarga da bateria dura em torno de uma hora e meia. O aparelho atinge uma velocidade de 18 km/h.

O brinquedo chega ao Brasil por meio de uma parceria entre a distribuidora brasileira GoHobby e a empresa francesa Parrot, que tem os direitos do produto. Adriano Buzaid, diretor da distribuidora brasileira, diz que o público-alvo do produto é basicamente masculino.

- Não acredito que seja muito para mulher. Mas entre os homens, quem tem de cinco a 60 anos se apaixona.

Apesar de o aparelho ter sido desenvolvido para plataformas de Apple, Buzaid diz que é possível controlar a máquina voadora por meio de qualquer celular que tenha Wi-Fi, acelerômetro e tela sensível ao toque. Como o código do aparelho é aberto, desenvolvedores independentes podem criar aplicativos específicos para cada celular.

O AR.Drone vai estar disponível em lojas de brinquedos, de departamentos e de aeromodelismo.

veja também