Britânica de 18 anos descobre novos asteroides durante estágio

Britânica de 18 anos descobre novos asteroides durante estágio

Atualizado: Quinta-feira, 1 Setembro de 2011 as 12:44

Uma estudante de 18 anos que fazia um estágio de astronomia de apenas um mês em uma universidade britânica descobriu dois novos asteroides e espera que um deles receba seu nome.

Hannah Blyth usou telescópios controlados remotamente na Austrália e no Havaí para fazer as observações e disse ter ficado "maravilhada" com a descoberta.

"É uma honra que haja uma pedra no espaço que pode um dia ter o meu nome. Eu fiquei eufórica quando percebi o que estava vendo. É inacreditável".

Estágio de verão

Blyth, que está terminando o Ensino Médio, estava fazendo um estágio de verão no Projeto do Telescópio Faulkes, baseado na Universidade de Glamorgan, no País de Gales.

Ela recebeu a tarefa de estudar o espaço entre Marte e Júpiter e tirar fotografias com o telescópio, uma tarefa que não é fácil, segundo os especialistas.

"São pedras do tamanho de prédios que estão a milhões de quilômetros de distância. Os asteróides são cinza escuro contra um fundo negro, então é extremamente difícil encontrá-los", disse o diretor de Astronomia da universidade.

Quando viram as imagens da estudante, os astrônomos do projeto Nick Howes, Giovanni Sostero e Ernesto Guido perceberam que os asteroides nunca haviam sido vistos antes.

"A descoberta mostra mais uma vez que astrônomos amadores e até estudantes em idade escolar podem fazer uma enorme contribuição para a ciência", disse o especialista em asteroides Nick Howes.

Agora, as descobertas têm de ser confirmadas por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

veja também