Candidatos convocados na primeira chamada do Sisu á fizeram matrículas nas instituições

Segunda chamada para o Sisu sai dia 28 deste mês

Atualizado: Quarta-feira, 23 Janeiro de 2013 as 10:56

 

sisuEncerrou ontem, terça-feira (22), o prazo para os candidatos da primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) fazerem suas matrículas nas instituições escolhidas.

Este ano, o programa registrou ao todo cerca de 1.949.958 inscritos no Sisu, um número que apresenta crescimento de 11% em relação ao total de inscritos do ano passado.

Na primeira edição deste ano, o Sisu oferece 129.319 vagas --19% a mais em relação a 2012--, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre.

Este ano o programa apresentou algumas novidades adotando pela primeira vez o sistema de cotas pela nova lei, que prevê uma reserva de 50% das vagas em instituições federais de ensino superior para alunos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino.

O MEC (Ministério da Educação) informou que graças ao novo sistema de cotas adotado pelo Sisu este ano, mais de 40% dos inscritos foram beneficiados por essas vagas e acredita que até 2016 o percentual total estipulado pela lei será totalmente atingido.

A informação dada pelo ministro Aloizio Mercadante, secretário da Educação, de que as notas dos alunos cotistas no Enem ficaram muito próxima da média geral dos candidatos incentivou esses alunos a se dedicarem mais aos estudos para concorrerem as vagas nos próximos anos.

Para os que ainda esperam por uma vaga no Sisu, a lista com a segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula prevista para os dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Fique atento para não perder essa oportunidade e acesse o site: http://sisu.mec.gov.br/ !

 

 

com informações de: Folha Uol

veja também