Carta para um amigo

Carta para um amigo

Atualizado: Sexta-feira, 12 Agosto de 2011 as 9:06

Nem vou perguntar se você está bem ou não. Você me diria que sim, mas eu sei que não. Você tenta esconder isso com esse sorriso de manequim, mas só você e Deus sabem que não passa de uma grande mentira, e que por dentro não está nada bem.

Claro, você tem momentos de satisfação, em que você se sente bem, mas ainda assim não é o que você precisa. Em seu coração se passa tanta coisa, que parece que vai explodir. E tem hora até que explode. Chorar escondido? Não sei se você foi capaz de fazer nem isso, tamanho o seu orgulho. Você queria ter alguém para ser totalmente franco e falar da sua situação. Talvez você até tenha, mas do que adianta, você tem vergonha. Vergonha de assumir as suas fraquezas, de admitir sua vulnerabilidade. Então você esconde. E tenta esconder pra valer mesmo. Quem sabe até você esquece. Mas não adianta, ora ou outra você lembra. E não é não é muito bom estar por perto quando essa hora chega.

Certamente você tenta cobrir tudo isso com satisfação pessoal, seja ela física, intelectual, social, ou até os três juntos. E até que adianta, você pensa, mas isso passa. Você estuda, você malha, você trabalha, você sai com amigos, amigos realmente verdadeiros. Mas ainda assim há uma dor. Há um vazio que nada o preenche. Nada aplacou o anseio do seu coração. Nada curou as feridas que há em sua alma.

Você sabe bem a origem dessas feridas. Uma infância sofrida, sem uma figura paterna por perto já seria suficiente para uma vida amargurada, mas ainda assim houve outras complicações que o fizeram pior ainda. Mágoa, rancor, repúdio e vergonha são sentimentos que provavelmente ebulem dentro de você.

Tudo isso não gerou apenas mágoa, um instinto natural de defesa se instaurou em você. Você tem pessoas muito próximas, elas não sabem, mas você impõe um limite, uma zona de segurança, que funciona como sua defesa. Elas não podem passar desse limite. E qualquer suspeita sua de que você possa estar sendo ainda que minimamente atingido, seu instinto te leva a ser grosso, a ser impulsivo, cheio de ira e sem um pingo que seja de paciência.

Mas ainda assim, eu consigo ver uma luz no fim do túnel. Eu sei que você não gosta de ser assim. Você evita, mas não consegue. Você dá aos outros as características que você odeia em si mesmo. Você odeia por que não gosta disso. Acredito que você está sendo confrontado com grandes verdades que você ainda não havia ouvido de ninguém.

Não estou aqui para te acusar de nada, mas para encarar a realidade com você. É essa realidade destruída, que Deus quer restaurar. Em mais de 20 anos sua mentalidade foi cuidadosamente formada pelo inimigo, até ser o que é hoje. “Não tem como mais mudar,” você pensa, mas te digo que PARA DEUS NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS. Talvez você acredite que para mudar só se você nascesse de novo. E eu te digo, isso sim é verdade. Você precisa nascer de novo. Nascer de novo, nada mais é que aceitar o sacrifício de Jesus por você, e deixar Ele no controle de sua vida. Ele deu a vida Dele por você, agora deixe Ele viver em você.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2Coríntios 5:17) Tudo se fez novo. Aquilo que você se esforça para esquecer, ficará para trás. Deus quer te trazer um renovo, Deus quer participar de sua vida ativamente. Ele quer ser o Pai que você tanto precisa. Ele quer ser o Amigo sempre presente. Ele quer ser o seu Salvador. Ele não quer te condenar, Ele quer te salvar. A Bíblia não é uma listinha de coisas que não se pode fazer, e coisas que se devem fazer, mas são palavras que te dão vida, que te alimentam, que geram fé, e que te faz ouvir coisas grandiosas de Deus. Por isso, se você entende que sua condição é de PERDIDO. E que já não mais há esperança para você neste mundo, e que precisa de Alguém para te salvar. Eu te convido a ler essa oração em voz alta, seja aí onde você estiver, ou em outro lugar mais reservado.

“Senhor, eu preciso de ajuda. Em minha vida não há a quem eu possa recorrer senão ao Senhor. O Senhor me conhece desde que eu nasci. O Senhor sabe o que eu já passei. O Senhor conhece cada uma das minhas lágrimas. O Senhor sabe o que eu já fiz. O Senhor sabe quantas vezes por mim mesmo eu tentei mudar. Mas não consegui. Hoje eu sou um poço de feridas. Mas o Senhor, é o Deus que cura, é o Deus que transforma, e que me faz nascer de novo e ser uma Nova criatura. Por isso Jesus, eu te recebo. Eu te recebo como meu salvador, toma o controle da minha vida. Daqui para frente, é o Senhor quem manda. Amém!

E creia, as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)

Por Rafael Vilarins

veja também