Ciúme de você

Ciúme de você

Atualizado: Terça-feira, 10 Maio de 2011 as 9:23

Dizem por aí que um pouquinho de ciúmes faz bem para o relacionamento, mas será que um amor se torna maior ao se sentir ameaçado? O verdadeiro amor liberta. Exemplos não faltam: é o passarinho que empurra os filhotes para fora do ninho na intenção de fazê-los voar; é a mãe que dá adeus ao filho, que vai fazer faculdade em outra cidade.

Quando se trata de relacionamento entre homem e mulher estar junto é uma opção. Pense bem, hoje em dia há tanta oferta que a pessoa que decide ser solteira com convicção não só é bem aceita, como acaba sendo uma referência positiva para os comprometidos mais frustrados.

Dito isto, vamos combinar que a decisão de estar ao seu lado é o bastante. Não se convenceu? Não me diga que você é do tipo que abre correspondência, espia celular, xereta bolsas, invade e-mail e páginas de relacionamento da outra pessoa na internet? Mas o que é isso? Todo mundo tem direito à privacidade. Isso não é nada sadio. Uma coisa é acompanhar, no sentido de estar presente, outra, bem diferente, é vigiar.

Se sobra tempo pra pensar em besteira que tal preencher com algo mais valioso para si mesmo? Aqui entre nós: por acaso sua autoestima anda baixa a ponto de você pensar que qualquer outro alguém é melhor do que você? Se a resposta for sim, verifique se você não precisa de um tempo pra si mesmo, a fim de reavaliar seu modo de pensar.

Quem desconfia da pessoa do seu lado precisa de ajuda pois pode estar medindo as atitudes do outro pelas suas próprias. Já vi homens ciumentos demais, que tratam a mulher como uma posse, caindo na farra com outras, e o contrário também. "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço". O que vemos no outro é um reflexo do que somos interiormente. O que nos irrita no outro sobra ou falta em nós.

Já sei, você justifica o ciúme dizendo que seu amor errou no passado e agora você está lhe dando uma nova chance. Quer um conselho? Resolva de uma vez por todas: ou você perdoa e coloca um ponto final no que ficou pra trás ou você parte pra outra. Não tem preço que pague estar a quilômetros de distância de outro alguém e sentir o coração preenchido de amor. Não há melhor sensação do que sentir que pode confiar na pessoa amada. O amor não se destrói na distância; ao contrário, ele se fortalece quando é verdadeiro.

Quanto mais você prender, puxar, mais o outro vai querer se soltar. E quando ele conseguir talvez faça um estrago sem conserto. Não esqueça que somos seres individuais. Por mais que seja difícil admitir, nascemos sozinhos e morreremos sozinhos. A jornada, cheia de acertos e erros, é única e intransferível, mas não precisa ser solitária. Por isso fazemos alianças de amor. A confiança é fundamental em nossa vida.

Por: Greice Tedesco

veja também