Coisas que você deve saber ao entrar no mercado de trabalho

Coisas que você deve saber ao entrar no mercado de trabalho

Atualizado: Segunda-feira, 5 Agosto de 2013 as 12:16

Ao sairmos da faculdade, caímos "de cabeça" dentro do mercado de trabalho, mesmo que ainda não estejamos preparados para isso. Para evitar dores de cabeça, confira as dicas que reunimos para você se preparar para todos os problemas que vierem:
 
estágio1 – Seu primeiro emprego não será o serviço dos sonhos
Não tem problema algum em sonhar com o serviço dos sonhos, mas esteja ciente que é bem provável que o seu primeiro emprego seja bem distante do que você deseja. Aproveite todas as experiências que você tiver nos empregos e dê um passo de cada vez.
 
2 - Não é fácil conquistar o respeito dos outros
A forma mais eficaz de conseguir o respeito dos colegas de trabalho é sendo simpático, honesto e fazendo um bom trabalho. Não deixe críticas negativas te abalarem. Se você estiver com a consciência tranquila, seu trabalho será reconhecido.
 
3 – Não se assuste com os erros
É normal errar, principalmente nos primeiros empregos. Por pior que seja o erro, lembre-se que você é humano e pode cometer enganos. Respire fundo, peça desculpas e aprenda com o seu erro.
 
4 – Você vai ter vontade de largar tudo
Quando você estiver em uma fase ruim de seu emprego, com vários projetos a serem acabados, problemas com os chefes, entre outros, provavelmente sua maior vontade será jogar tudo para o alto e procurar outro emprego. O estresse no trabalho pode ser realmente desesperador, mas fique tranquilo: lembre-se que é somente um emprego, e o máximo que você pode fazer é dar o seu melhor. Só mude de emprego quando o atual não puder te oferecer mais nenhum aprendizado.
 
5 – Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades
Conseguir uma promoção será ótimo, mas não se esqueça que quanto maior seu cargo, mais responsabilidades você terá. Não fique com medo - apenas relaxe, continue com o seu bom trabalho e você será um ótimo funcionário.
 
6 – Você encontrará pessoas ruins
Ao longo da sua carreira, você irá se deparar com várias pessoas invejosas, interesseiras ou falsas. Tome cuidado com elas, pois dependendo de suas intenções elas podem realmente te prejudicar.
 
7 – Você irá fazer vários amigos
As pessoas ruins serão sempre minoria. Boa parte dos seus colegas de trabalho será ótimas pessoas e poderá virar até grandes amigos seus. Crie um bom network, seja educado, encontre interesses em comum - seja uma pessoa agradável de lidar.
 
 

veja também