Com que os estudantes universitários gastam dinheiro?

Com que os estudantes universitários gastam dinheiro?

Atualizado: Segunda-feira, 19 Setembro de 2011 as 4:56

Quando decidimos entrar na faculdade não fazemos ideia da quantidade de gastos que vêm com isso. Muitas vezes os pais até fazem uma pequena reserva para garantir a faculdade, mas com os gastos crescentes em diversas áreas além da mensalidade, os custos envolvem livros, material básico de estudo, etc. Os estudantes universitários de hoje gastam muito mais do que os de antigamente.

Há muitas maneiras de se economizar, umas até mais drásticas, mas o fato é que os universitários gastam muito dinheiro. Esses reais desperdiçados poderiam, inclusive, ser utilizados em investimentos mais rentáveis. Veja a seguir uma lista com os 10 principais gastos dos estudantes universitários na faculdade.

Livros didáticos:

Comprar esses livros novos ou nas lojas dos campus custa caro. Há alguns anos atrás as alternativas eram lojas fora do campus, ou os sebos. Mas agora os estudantes podem comprar e vender livros online.

Ensino:

Os gastos com ensino, mesmo em escolas públicas, tem sido cada vez maiores. A não ser que você tenha uma bolsa integral, evitar esses custos será impossível se você quiser se formar na faculdade. Como opção para diminuir os gastos com o curso, os estudantes de ensino médio podem se empenhar em conseguir colocações avançadas nas aulas ou ter algumas aulas na faculdade local, para eliminar matérias.

Carros:

Venda o seu, ou não vá com ele para a faculdade. Manter um carro é muito mais do que colocar gasolina no tanque. Você terá que considerar gastos com manutenção, seguro e estacionamento. Além disso, o valor do seguro para jovens com idade entre 18 e 25 anos é mais alto. Se puder, escolha uma faculdade próxima, onde você não precise de carro para chegar.

Habitação:

O aluguel é um dos custos mais altos para manter ao longo da faculdade. Você pode querer morar sozinho, procurando um pouco de paz e privacidade, após dividir a casa com pessoas que você nunca tinha visto antes, mas pense nos gastos que isso trará.

Material Escolar:

Pode parecer que são gastos mínimos, e é obvio que você precisará de materiais como cadernos e canetas. Mas se esses objetos não forem fornecidos de graça, então há custos a serem calculados. Alguns eventos que acontecem na faculdade dão brindes como canetas e blocos de notas. Aproveite para conseguir alguns e diminuir seus gastos com esse material.

Comida:

Também é um item obvio, mas que gera gastos. Procure os restaurantes mais em conta e aproveite eventos com degustação para economizar o dinheiro da comida.

Socializar:

Conhecer pessoas e socializar é importante. Mas você precisa ir em todas as festas promovidas pelo grêmio estudantil ou pela própria faculdade? Deixar passar um ou dois eventos pode ajudar seu bolso e você tem outras opções para conhecer pessoas além das festas, como os times da universidade, por exemplo.

Candidatar-se a crédito:

Os estudantes universitários têm uma média alta de dívidas no cartão de crédito. Resista à tentação e procure comprar apenas com cartões de débito ou em dinheiro vivo, ao invés de comprar coisas que você não precisa com um dinheiro que você não tem.

Recusar ofertas:

Esse é um erro que muitos estudantes universitários cometem quando se trata de descontos. Desde descontos para telefonia celular a descontos para computadores, os estudantes devem tirar vantagem disso. Seja cuidadoso e não saia por aí comprando tudo só porque pode ganhar um desconto, mas se você precisa, de qualquer maneira, comprar alguma coisa, use seu desconto de estudante.

veja também