Como agir quando você é o único estagiário da empresa

Como agir quando você é o único estagiário da empresa

Atualizado: Terça-feira, 23 Julho de 2013 as 6:18

estagiárioEstagiar sempre é complicado. Você tem várias dúvidas, tem medo de perguntar, medo de errar, pois tudo é novidade. Mas tudo pode ser ainda mais difícil quando você é o único estagiário da empresa. Não se desespere: aqui vão algumas dicas de como se dar bem, caso isso aconteça:
 
1 - Ter vontade de ajudar
É possível que você seja o primeiro estagiário que a empresa contratou, e, por isso, eles não saibam direito o que você é capaz de fazer. Portanto, sempre se mostre solicito e pergunte em que pode ajudar, mas não exagere: pedir tarefas o tempo todo pode incomodar seu gestor e colegas de trabalho.
 
2 - Não tenha medo de perguntar
Quando há um grupo de estagiários na empresa, eles sempre ajudam uns aos outros em situações difíceis. Como você está sozinho, não terá para quem perguntar, além do seu próprio chefe. Quando te passarem uma tarefa que você não sabe muito bem como realizar, sempre peça ajuda ao seu gestor. Perguntar antes é muito melhor do que fazer errado.
 
3 - Observe
Fique atento à forma que o escritório funciona. Cada empresa tem o seu próprio fluxo, e você tem que aprender a se ajustar. Observe como os outros funcionários se organizam, agem e se espelhe nas melhores características de seus colegas de trabalho.
 
4 - Tenha um caderno de anotações
Por você ser o único estagiário da empresa, as suas responsabilidades são bem maiores. Anote todas as informações e tarefas que te passarem, até mesmo as mais básicas, para não correr o risco de cometer erros.
 
5 - Aproveite o tempo
Mesmo que você tenha acabado de fazer todas as tarefas do dia, não fique navegando nas suas redes sociais. Aproveite o tempo livre para entender melhor o local em que você trabalha. Acesse o site da empresa, converse com outros funcionários, conheça as outras áreas. Faça uma lista de objetivos e metas para o seu estágio, e tudo que você deseja absorver dessa oportunidade.
 
6 - Mostre-se
Mostre-se como a peça que se encaixa em várias áreas do escritório. Demonstre sua vontade de ajudar, e faça com que as pessoas que trabalhem com você saibam quem você é, e do que é capaz. Nesse aspecto, ser o único estagiário é uma coisa boa.
 

veja também