Como conseguir emprego após a faculdade

Como conseguir emprego após a faculdade

Atualizado: Quarta-feira, 17 Abril de 2013 as 1:51

 

estágioO momento da formatura é uma realização, mas também traz muita insegurança especialmente se você não estiver inserido no mercado de trabalho. É possível, contudo, conseguir um emprego sem precisar entrar em desespero.
 
Confira a seguir algumas estratégias simples para aproveitar as oportunidades de trabalho logo após o término de seu curso universitário:
 
Como conseguir emprego após a faculdade: 1. Intercâmbio
Uma ótima alternativa para aumentar suas chances no mercado de trabalho é pensar em um intercâmbio logo após a formatura. Pense em programas de especialização na área em que você acaba de se formar porque isso pode melhorar o seu currículo. Esse tipo de curso pode ser útil, inclusive, para que você descubra em que área pretende atuar, uma vez que possui duração curta e não é necessariamente uma pós-graduação. Você pode até mesmo se especializar em mais de uma área.
 
Como conseguir emprego após a faculdade: 2. Trabalho freelance
Trabalhar como freelancer é uma ótima maneira de ganhar experiência na sua profissão e construir o seu nome no mercado de trabalho. Outras vantagens desse tipo de trabalho é que ele pode ser feito de casa e no horário que você tiver disponível. Contudo, é fundamental que você seja uma pessoa disciplinada e cumpra os prazos combinados com seus clientes. Além disso, lembre-se de que você terá de usar os seus próprios recursos para realizar o trabalho.
 
Como conseguir emprego após a faculdade: Programas de trainee
Uma vez que você já não pode mais se candidatar a processos de estágio, uma alternativa eficiente é se inscrever em programas de trainee. Esse tipo de programa seleciona recém-formados para desenvolverem projetos e serem treinados dentro de empresas. Dessa maneira você tem mais chances de ser contratado após o fim do programa.
 
 

veja também