Como esquecer um grande amor

Como esquecer um grande amor

Atualizado: Segunda-feira, 31 Janeiro de 2011 as 2:42

Sabe os conselhos que suas amigas vivem repetindo sobre como esquecer um grande amor? Coisas como evitar lugares e situações que lembrem o ex, manter distância dele, pensar nas coisas ruins que ele te fez e mudar o foco arrumando um ficante ou se entupindo de trabalho? Pois é, eles funcionam e agora estão embasados por explicações neurológicas.

Antoine Bechara, especialista em neurologia comportamental da Universidade de Iowa, nos EUA, afirma que mesmo depois da separação, a pessoa continua a ter as mesmas reações físicas - frio no estômago, coração disparado e adrenalina a mil - só de rever ou lembrar do ex.

Isso acontece porque parte do nosso cérebro registra as sensações que o amado nos causou no momento em que nos apaixonamos por ele e as repete contra a nossa vontade, toda vez que ele vem à mente. E essas reações físicas acabam atrapalhando o processo de tirar o ex da nossa cabeça.

Para quebrar esse ciclo, é preciso reprogramar o cérebro, isto é, associar a imagem dele a novas sensações. Por isso é que vale o esforço de pensar nas coisas ruins que ele fez a você, para ficar com muita raiva dele.

veja também