Como gestores jovens lidam com colaboradores mais experientes

Como gestores jovens lidam com colaboradores mais experientes

Atualizado: Segunda-feira, 21 Março de 2011 as 9:53

Aos 28 anos, Michael Waller lidera uma equipe de 63 pessoas, muitas delas mais velhas do que ele. Apesar da pouca idade, quando assumiu o cargo de diretor de TI da empresa gaúcha Cybersul, em 2002, o jovem administrador não temeu e enfrentou o desafio com coragem e bom humor:

- Nunca encontrei dificuldades em gerir o grupo, todos me respeitam e reconhecem o meu papel dentro da empresa. Mas percebo que com os fornecedores a situação é diferente. Geralmente, quando vêm tratar de negócio, eles se dirigem ao representante mais velho da empresa que estiver presente na reunião, e nem olham para mim – diverte-se o rapaz.

Levantamento feito pela consultoria Hay Group com empresas brasileiras de grande porte mostram que cerca de 20% de jovens com menos de 30 anos já ocupam cargos de chefia. Essa tendência conduz a um cenário emblemático em que grande parte dos funcionários são mais velhos ou mais experientes do que seu chefe.

Assista ao vídeo em que Michael e o o gerente Leandro de Oliveira falam sobre como lidar com a diferença de gerações http://zerohora.clicrbs.com.br/

veja também