Como jogar no Facebook sem incomodar seus amigos

Como jogar no Facebook sem incomodar seus amigos

Atualizado: Terça-feira, 6 Setembro de 2011 as 10:28

Nível: Básico

Aplicativos necessários: Facebook

Número de passos: 8

O Facebook já é febre do Brasil (fato!) e, junto com ele, seus aplicativos de jogos, principalmente. Para que não sabe, a maioria desses jogos têm como característica a simplicidade e uma enorme capacidade de viciar. O FarmVille e o FrontierVille da Zynga Games, por exemplo, são simuladores online de agricultura em tempo real. O jogador planta, colhe, cuida dos animais e pode ajudar seus neighbors; isso mesmo: vizinhos, que são ninguém menos do que seus contatos do Facebook que também jogam.

Assim como você os ajuda, pode também pedir ajuda, enviando uma mensagem geral ao mural de recados através do jogo. O problema é que a mensagem vai para todos os contatos, inclusive para quem, além de não jogar, também não é nada fã dos apps. É, você corre um sério risco de perder amigos ou ser bloqueado.

Mas, como enviar mensagens somente para os contatos que jogam? É exatamente isso que vamos aprender agora:

Passo 1. Vamos utilizar como exemplo o FrontierVille, da Zynga. Com o jogo aberto, ao solicitar uma ajuda, observe o cachorrinho com fome. Ao clicar para alimentá-lo, o jogo acusa que deverá pedir ajuda ou comprar. Se você não é do tipo "viciado extreme", vai com certeza preferir pedir aos "neighbors".

Passo 2. Observe que uma tela do Facebook abrirá, para que a mensagem seja enviada ao mural. Passe o mouse no "cadeado" e observe para quem está configurado enviar esta mensagem. No exemplo está: somente amigos, ou seja, todos os seus contatos.

Passo 3. Clique no "cadeado" e em "Personalizar".

Passo 4. Em "Estas pessoas", escolha "Pessoas específicas”. Você pode escolher um a um dos seus amigos que jogam para então enviar a mensagem, ou criar uma lista de amigos, adicionando somente ela. Mas, como?

Passo 5. Para criar a lista, volte ao seu perfil do Facebook. Clique em "Amigos – Editar Amigos".

Passo 6. Clique, na parte superior direita da página, em "Criar lista".

Passo 7. Abrirá uma tela onde deverá digitar o nome da sua lista e escolher seus amigos para criá-la. Quando terminar, clique em "Criar lista".

Passo 8. De volta ao jogo. Selecione sua lista, clique em "Salvar configuração" e, enfim, publique no mural dos seus "neighbors".

Atenção: Não clique em "Tornar esta minha configuração padrão.” Caso contrário, somente seus amigos da lista verão seu Mural, independente de mensagem de jogo ou não. Então, cada vez que enviar uma mensagem de jogo, será necessário configurar a privacidade, adicionando a lista de jogo.

É isso pessoal, fica a dica para evitar transtornos de no caso você ter seu gerente como contato e ele vir que você está jogando no meio do expediente! Brincadeiras à parte, até a próxima, e espero que a dica seja válida.

veja também