Como preparar uma mala para fazer trekking

Como preparar uma mala para fazer trekking

Atualizado: Terça-feira, 29 Março de 2011 as 8:47

Mochilas para quem é trekker de primeira viagem é sempre complicada de ser feita. Mesmo consultando a previsão do tempo para a cidade de destino, é comum haver exageros, seja para mais ou para menos na quantidade de roupas e equipamentos necessários. Entre os itens indispensáveis estão tênis adequado e roupas de absorção rápida.

Sabendo a quantidade de dias que o trekking será feito, comece a mochila com as roupas usadas após a caminhada. Uma calça jeans, uma blusa de frio, camisetas (sejam regatas ou normais) para pelo menos metade dos dias da viagem, chinelo, roupas de banho, meias e roupas íntimas.

Para a caminhada, tenha sempre uma camiseta para cada dia de caminhada, e dê preferência aos tecidos dryfit, de rápida absorção. Elas são úteis tanto na transpiração quanto em caso seja necessário entrar em algum rio ou cachoeira para seguir na travessia. Sempre pergunte como é a caminhada para saber o que usar, se bermudas ou calças. Às vezes, as travessias podem ser em mata fechada, e a calça é a melhor opção.

Praticidade - Há passeios que é possível deixar a mala em um hotel ou pousada, que permite que use uma mochila de ataque mais simples, somente com o essencial para a caminhada. É indispensável protetor solar, repelente, chapéu ou boné e uma capa de chuva; além de um canivete, kit pequeno de primeiros socorros, máquina fotográfica e uma garrafa de água (preferência às térmicas).

A dica é sempre ter a mão o que é necessário para o momento. É normal acabar esquecendo algo ou levando coisas a mais nas mochilas, mas vale sempre antes de fechar a mala para a aventura, verificar o que tem dentro dela. Isso pode ajudar a "controlar" o que levar.

Por Bruna Didario

veja também