MENU

Geral

Como saber que um relacionamento é de Deus?

Como saber que um relacionamento é de Deus?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Em minha prática com solteiros cristãos, constantemente eu recebo um e-mail que inclui alguma coisa sobre qual seria a vontade de Deus. A pessoa diz: : Conheci alguém na Internet há algumas semanas/meses e é evidente para nós que nossa relação é de Deus" ou acaba com a pergunta " Como saber se esse relacionamento é da vontade Deus?"

Eu certamente acredito na vontade de Deus e sei que Cristo disse que deveríamos sempre buscar a vontade do Senhor para nossas vidas. No entanto, o que normalmente segue a esses e-mails transparece alguma pressa nessas pessoas em buscar a vitória tão desejada....

Outros e-mails que recebo falam de histórias de cortar o coração, onde como no começo do relacionamento tinha-se a certeza de que a relação era da vontade de Deus mas o casamento, ou sexo, ou rejeição ou qualquer outro motivo está acabando com a relação e, então, a pessoa acaba ficando muito confusa.

Deixe-me dividir com você algumas idéias relacionadas a vontade de Deus e o relacionamento afetivo, principalmente aqueles que envolvem Internet.

Se você se descobrir discutindo casamento depois de alguns e-mails e você nunca encontrou a pessoa frente-a-frente, eu não acredito que a vontade de Deus possa ser conhecida nesse momento. Vá devagar e deixe que o tempo revele a você se esse é o melhor, o relacionamento certo para você.

Deus usa outras pessoas de nossas vidas para confirmar Sua vontade para nós. Não, elas não são perfeitas mas podem nos dar ótimos conselhos. Não peça opinião para alguém que você sabe que vai te dizer "Sim, vai fundo!" Ore e pense em quem em sua família e seu círculo de amigos são cristãos e vão estar com você em oração sobre esse relacionamento.

Procure sempre o conselho de um pastor (ou esposa de pastor) que você saiba que são bom em ajudar pessoas. Eles poderão lhe dar conselhos práticos e espirituais que possam lhe fazer entender como se sair bem nessa situação. Não fale apenas uma vez e pensa que já é o bastante, o ideal é que vocês conversem várias vezes sobre o assunto.

Pare antes de começar qualquer coisa e se faça as seguintes perguntas:

"O que essa pessoa tem que eu não poderia viver sem?"

"O que essa pessoa tem (característica ou situação) que seria ruim num futuro casamento?"

Faça uma lista de tudo de bom e ruim e examine essa lista com muito cuidado. Você não conhece a pessoa o bastante para fazer a lista - principalmente no lado ruim? Você precisa dar mais tempo a esse relacionamento. Todo mundo tem um lado ruim e se você não consegue encontrá-lo, então eu acho que você não conhece essa pessoa de verdade.

É maravilhoso encontrar alguém com quem possamos orar e discutir as coisas de Deus. Esse é um ingrediente essencial para um relacionamento cristão saudável e de sucesso. Orações a distância, pelo telefone ou pela internet não é a mesma coisa que você orar com a pessoa ao seu lado. Mas cuidado: oração requer intimidade e eu sugiro que esse nível de oração não deve ser compartilhado em um estágio inicial de relacionamento. Essa intimidade pode acabar mascarando outras coisas que você deveria estar observando.

Qual é a motivação de ambos para usar a Internet para encontrar um relacionamento? No caso, ambos estão "procurando" alguém - o que não é ruim - mas você deve reconhecer que outras coisas estão envolvidas. DÊ TEMPO AO TEMPO e deixe Deus confirmar em você, mais e mais, de variadas maneiras que esse é o relacionamento que ele deseja para você.

Uma outra coisa: seu relacionamento é uma relação de companheiros ou um dos dois está sempre dando e outro recebendo? Suas conversas normalmente giram em torno do que agrada a vocês? O outro é centralizador e continuamente traz a conversa para ele próprio? Relacionamentos devem ser momentos saudáveis de carinho e compartilhamento e não só coisas que fazem vocês dois se sentirem bem.

A Internet é um veículo maravilhoso para se conhecer pessoas. E também para se criar expectativas - e muitas vezes vão além da realidade. Deus pode usar a Internet para trazer alguém para sua vida. Ele tem feito isso com muitos e pode fazer o mesmo com você. No entanto, não se apresse quando conhecer uma pessoa interessante. Dê tempo e curta constritor uma relacionamento saudável e profundo. Veja como a pessoa é com seus amigos e sua família. Deus vai revelar sua vontade a vocês aos poucos.

Talvez Deus guie você a se relacionar com outras pessoas para que você construa boas amizades. Boas amizades vão trazer a você muitas oportunidades de conhecer a pessoa que você está procurando.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições