Como se destacar na entrevista de emprego.

Como se destacar na entrevista de emprego.

Atualizado: Terça-feira, 16 Outubro de 2012 as 2:32

 

Não existe truques e nem fórmula mágica para se sair bem na entrevista. 
 
Com o mercado tão concorrido se dar bem na entrevista nem sempre significa estar com a vaga garantida, o importante e se destacar entre os concorrentes.
 
Siga algumas dicas e saia na frente para conquistar a vaga desejada.
 
Palavra
 
Se engana quem acredita que a entrevista começa apenas na data e horário marcado.
As primeiras impressões que o empregador faz do candidato começa na escolha do currículo e logo após o contato para a entrevista. Priscila Mota supervisora da equipe de hunting executivo da Agnis Recursos Humanos comenta que "Normalmente o departamento de recursos humanos liga para o interessado e ai envia um e-mail com os detalhes. Mesmo já tendo dito que sim por telefone, é de bom tom responder o e-mail confirmando o recebimento".
Priscila ressalta que falta à entrevista só se for por um motivo muito grave e deve se avisado antes, e se for preciso desmarca a entrevista, deixe claro que quer continuar no processo seletivo.
 
Capital Erótico
 
Nada de roupa curta ou apertada, o termo capital erótico não tem nada haver com tudo isso segundo a cientista social Catherine Hkim, autora do livro Capital Erótico, e sim a mistura de elegância, beleza e chame são os ingredientes perfeitos para o sucesso na entrevista.
 
Bom Senso
 
Esse conceito é menos comum do que se imagina, onde é preciso ter um conhecimento prévio. É sempre bom te-lo na hora de escolher a roupa para entrevista, o tom de voz no processo seletivo, e ter a consciência se vale a pena mencionar experiências anteriores ou não. Priscila destaca que "não existe respostas certas já formadas para tudo". O clima que vi tornar o processo de seleção mais natural e calmo para o canditato.
 
Determinação, Perfeccionismo
 
Fuja das frases comuns, como por exemplo "quando eu começo alguma coisa vou até o fim" ou "adoro trabalhar em equipe"  e na hora de fala uma qualidade e um defeito: "determinação" e perfeccionista". Para ter garantir sua vaga deixe essas famosas fórmulas de lado e seja o mais sincero possível, por que essa frases feitas o entrevistador já esta acostumado a ouvir.
 
Exemplos
 
A entrevista sempre corre o risco de cair no blá blá blá. Se o candidato é versátil, ele tem que saber expor isso na hora certa. Procuras tirar os fatos mais importantes de uma determinada situação. Priscila Mota finaliza dizendo:"mesmo quem não tem muita experiência de trabalho, pode dar bons exemplos da faculdade, de um trabalho voluntário ou projeto. O importante é que o candidato seja verdadeiro e que mostre como lidar com as situações".
 
informações GNT
 

veja também