Compras coletivas: jovens entre 25 e 35 anos são principais usuários

Compras coletivas: jovens entre 25 e 35 anos são principais usuários

Atualizado: Quinta-feira, 14 Abril de 2011 as 1:03

Jovens entre 25 e 35 anos, com um bom poder aquisitivo, acesso à internet e que possuem cartão de crédito. De acordo com o site de compras coletivas Peixe Urbano, este é o perfil predominante dos usuários que acessam o site em busca das ofertas de produtos e serviços disponibilizadas diariamente.

Segundo levantamento do site, em geral, os usuários são sociáveis, formadores de opinião e usam bastante as redes sociais - uma das principais ferramentas utilizadas para compartilhar as ofertas diárias.

A base de clientes é dívida entre homens e mulheres (praticamente 50% para cada um), porém, entre 65% e 70% das compras são efetuadas pelas mulheres, mesmo que muitos dos cupons sejam para uso do casal ou da familia, como jantares, diárias em pousadas e cupons para dar de presente.

No Groupon, o perfil dos usuários era muito parecido com este em junho de 2010, quando o site começou a operar no País. "Ao passar do tempo, o público se diferenciou e hoje podemos dizer que é mais diversificado, atingindo outras idades, como pessoas mais velhas, por exemplo, e outras classes sociais. Inclusive pela ampliação da presença em outras regiões do Brasil", diz o CEO do Groupon, Florian Otto.

Número de clientes

De acordo com uma pesquisa do Ibope Nielsen Online, em junho de 2010, havia 1,7 milhão de usuários de sites de compras coletivas. Em dezembro do mesmo ano, este número havia saltado para 13,2 milhões.

O levantamento também aponta os consumidores entre 25 e 34 anos como os principais usuários deste tipo de serviço (33%). Em segundo lugar, aparecem aqueles com idade entre 35 e 49 anos (28,5%), seguidos pelos usuários com idade entre 18 e 24 anos (13,7%).

Frequência e principais produtos adquiridos

Em março deste ano, o shopping Jardim Sul realizou uma pesquisa com 6 mil clientes e constatou que 37% dos usuários de sites de compras coletivas acessam o comércio eletrônico ao menos uma vez por semana. Desses, 25% têm uma frequência ainda maior e conferem as ofertas duas vezes na semana.

Segundo o levantamento do shopping, as promoções de alimentação lideram a lista das ofertas mais procuradas, com 27% da preferência dos entrevistados. Em seguida, aparecem os produtos eletroeletrônicos, com 25,6%, e os mais variados tratamentos estéticos, com 18,95%.

No Groupon, as compras seguem esta mesma linha de preferência do usuário. "As ofertas de maior sucesso são em áreas como gastronomia, beleza, hotelaria e turismo", diz o CEO do site.

veja também