Confira as dicas para você manter o hábito de ler e criar paixão pelos livros na volta às aulas

Dicas para você criar hábitos legais de leitura

Atualizado: Quarta-feira, 6 Fevereiro de 2013 as 3:33

 

As aulas já começaram e pra muita gente essa não é uma novidade das melhores. Com as aulas vêm também os livros, aqueles velhos amigos que trazem tarefas e histórias pouco interessantes para alguns estudantes.

A leitura poderia ser até divertida se não fosse pelo fato de que livros de escola ou de faculdade são leituras obrigatórias e que geralmente não nos insita a uma leitura prazerosa.

Além do mais, muitos estudantes já não têm o hábito de ler e acabam achando o processo de aprendizagem por meio dos livros algo ainda mais maçante.

Mas, para você que não curte muito os livros, escute com atenção: o hábito da leitura permite que o ser humano desenvolva uma série de habilidades, melhorando a capacidade de absorção, interpretação e arquivamento de novos conhecimentos, ou seja, quanto mais se lê, mais se aprende e, quanto mais se aprende, mais se pode ler e continuar aprendendo.

Um bom livro ajuda a relaxar, te faz aprender e, de quebra, manter o cérebro funcionando a todo vapor.

Ter um livro como parte da rotina é realmente algo difícil de fazer já que com a correria do dia a dia é comum não sobrar tempo para se dedicar aos personagens da história, mas isso ainda sim não é desculpa para fugir de uma boa leitura.

Há diversos formatos de texto que podem ajudar nessa tarefa tão importante e com certeza, depois de certo ‘treino’ vai se tornar mais prazerosa. Confira algumas dicas para você não perder o hábito de ler.

leitura

·         Revistas

Mais leves que os livros, as revistas podem ser facilmente transportadas para onde você for. Sejam de atualidades, esportes, celebridades ou conteúdo técnico e científico, o importante é treinar o cérebro e, sendo assim, elas são boas alternativas para não deixar a leitura de lado.

·         E-books

Embora não substituam por completo a delícia de folhear um livro de verdade, os e-books – ou livros eletrônicos – são uma boa opção para quem considera o papel impresso pouco prático ou só tem tempo nos intervalos das tarefas diárias. Eles podem ser comprados ou baixados pela internet e ficam disponíveis através de computadores, notebooks, tablets e até celulares.

·         Quadrinhos

Ao contrário do que se possa pensar, as histórias em quadrinhos não são apenas destinadas às crianças. Muitas possuem um conteúdo voltado ao público jovem. Além de divertidas, também podem ser transportadas com facilidade. Há publicações em qualquer banca de jornal, além da possibilidade de encontrá-las também na internet, em páginas dedicadas a manter essa tradição.

·         Sites de notícias

Nem todo jovem se interessa por notícias, mas essa é uma ótima opção para manter-se informado a respeito do que acontece no país e no mundo e ficar por dentro de assuntos muitas vezes discutidos dentro da própria ala de aula com os professores e colegas. Para quem gosta dessa opção, os sites de notícias são os mais indicados. Seu conteúdo normalmente é exposto de forma simples e direta, facilitando a compreensão e a localização dos assuntos de interesse do leitor.

·         Jornal impresso

Os Jornais impressos deram origens aos sites de notícias por isso seguem quase a mesma linha com a diferença de que podem ser adquirido nas bancas de jornal ou com vendedores ambulantes. Essa forma de informação costuma ser bastante completa, abrangendo todos os tipos de notícia e, até mesmo, trazendo colunas com conteúdo mais literário, como crônicas e contos. Para os que desejam ser futuros jornalistas, não existe coisa mais prazerosa do que foliar e sentir o cheiro de um bom jornal!

·         Blogs

A principal contribuição da internet para quem aprecia uma boa leitura são os blogs pessoais. Estes já revelaram diversos novos escritores e são bastante dinâmicos, permitindo uma interação entre o autor e o público que só tem a acrescentar ao conteúdo disponibilizado. Basta encontrar aqueles espaços com os quais você mais se identifica e passar a acompanhar sua atualização.

Embora todas essas maneiras sejam bastante práticas e contribuam fortemente para a manutenção do hábito da leitura, os livros ainda são o “suporte” preferido da maioria dos aficionados por literatura. Se você não cultiva esse hábito, é bom começar. Com o tempo você vai conseguir notar a melhoria nas suas habilidades de leitura, escrita e até mesmo na fala e, sem dúvida, em pouco tempo você não vai mais conseguir deixar de ler por um só dia!

 

 

com informações de: Dicas de Mulher

veja também