Confira entrevista com jovem que escreveu livro sobre pérolas do pai

Confira entrevista com jovem que escreveu livro sobre pérolas do pai

Atualizado: Terça-feira, 30 Novembro de 2010 as 3:03

Se você acha que o seu pai o constrange em público e é duro com você, espere só até ler "Meu pai fala cada m*rda", livro best-seller nos EUA, escrito por Justin Halpern. A ideia de divulgar as filosofias desbocadas do Sr. Halpern, um médico rabugento e excessivamente franco, surgiu quando, aos 28 anos, Justin voltou a morar com ele. Passados os traumas da adolescência, o rapaz começou a ver graça no jeitão casca-grossa do pai e criou uma conta no Twitter para dividir com o mundo as doses diárias de sabedoria com as quais lida desde a infância. Em pouco tempo, as postagens no Twitter fizeram sucesso e a família Halpern, além de livro, virou e a série "$h*! my dad says", exibida pelo canal CBS.

Quando Justin terminou com a primeira namorada, por exemplo, seu velho não fez rodeios. "Entendo que você esteja chateado. Mas vocês dois têm 19 anos, não podiam achar que só transariam um com o outro pelo resto da vida. Isso é bobagem." Também não poupou sinceridade quando o filho insistiu que entrasse de vez na internet. "Não quero... Entendo para que serve... Entendo, sim. E não me interessa se seus amigos têm. Todos os seus amigos também têm cortes de cabelo idiotas, mas você não me vê correndo para o barbeiro por causa disso." Confira o papo do autor com o iG Jovem.

iG Jovem: Você cresceu tendo noção da diferença entre os métodos que seu pai usava para educar os filhos e os métodos dos outros pais?

Justin Halpern: Eu não sabia que ele era um pouco diferente até a faculdade, quando fui exposto a algumas dinâmicas de pai e filho com amigos e rapidamente percebi que meu relacionamento com meu pai, e o meu pai em particular, não era como os outros. Os amigos que cresceram comigo tinham pais parecidos com o meu, então eu presumi que era assim com todo mundo. Eu estava enganado.

iG Jovem: O que seu pai diz sobre você ter escrito um livro sobre ele e o relacionamento de vocês ter virado série?

Justin Halpern: Ele acha hilário que as coisas que ele diz tenham gerado tudo isso. Ele ri dessa coisa toda. Ele gosta do livro e do programa de TV, mas para meu pai, a televisão é um meio acéfalo, então ele não liga muito para ela.

iG Jovem: Você se sente parecido com seu pai em algum aspecto? É tão sincero quanto ele?

Justin Halpern: Bem, fisicamente eu acho que pareço um pouco com ele, sim. Ele é meio parecido com um muppet [personagem do The Muppet Show]. Mas não tenho aquela aspereza e atitude. Eu sou muito mais cauteloso com o que eu digo e não tenho, bem, os culhões para dizer o tipo de coisa que ele fala para as pessoas.

iG Jovem: O que você e seus irmãos aprenderam com o comportamento do seu pai?

Justin Halpern: Que ser honesto é a coisa mais importante que você pode fazer. Como resultado você pode perder alguns relacionamentos, mas ao longo da vida as pessoas vão passar a respeitar você por isso.

iG Jovem: Que conselho você dá para quem tem que conviver com alguém tão franco quanto o seu pai?

Justin Halpern: Tente não levar para o lado pessoal. Você consegue perceber quando alguém está gritando com você porque é um idiota e quando alguém está fazendo isso porque ama você. Se está claro que a pessoa o ama, então tente tirar lições de tudo isso e não levar para o pessoal. E arrume um terapeuta.

veja também