Confira nossas dicas de leitura para as férias de verão

Dicas de livros para o verão

Atualizado: Sexta-feira, 28 Dezembro de 2012 as 11:35

 

Faltam apenas três dias para a Virada de Ano e depois: FÉRIAS, a época mais esperada pelos estudantes.

Na verdade, a grande maioria já está de férias desde o começo do mês de dezembro, mas é só em janeiro que passam a aproveitar de verdade o tão esperado descanso.

livro

Os que viajam aproveitam as praias do litoral do país ou o campo no interior dos estados e tem também os que ficam em casa aproveitando para relaxar com a família.

Não importa pra onde você vá, nessas férias além dos amigos e da família, um livro sempre é uma boa companhia.

Os que pegam a estrada sabem que viagens longas são extremamente cansativas e a melhor distração são sempre as histórias dos personagens que escolhemos para nos acompanhar.

Para os que ficam em casa as aventuras ficam por conta dos personagens dos livros e muitas vezes elas até se transformam em grandes inspirações para que você também viva suas próprias aventuras.

Pensando nisso fizemos uma lista de alguns livros que podem ser ótimas pedidas nas férias de verão, confere ai.

 

“Fazendo Meu Filme” - Paula Pimenta (Editora Autentica)

A autora lançou uma coleção intitulada com esse nome e que fez grande sucesso não só entre meninos quanto entre meninas.

O livro conta o dilema de Fani, que está dividida entre deixar a rotina e tudo o que já conhece como a família, os amigos e até mesmo um possível amor ou se aventurar durante um ano por outro país.

O dilema comum entre jovens que querem ir para o exterior chamou atenção e já virou febre. Se você já passou por isso ou está nessa situação, aproveite as férias para dar uma conferida nesse livro e clarear as ideias.

 

“Minha Vida Fora de Série” – Paula Pimenta (Editora Gutenberg)

Ainda da autora Paula Pimenta, temos a estreante saga escrita recentemente pela autora com ‘Minha Vida Fora de Série’ que dessa vez trará Priscila, uma adolescente que vê sua vida ficar conturbada quando precisa mudar de cidade.

 No início ela sente medo da mudança, mas logo percebe que pode usar isso ao seu favor e tentar ser alguém diferente. Aos poucos além de conhecer sua nova cidade, ela terá que conhecer a si mesma.

A ideia de autoconhecimento é chave do livro e faz bem pra qualquer um já que todos nós estamos o tempo todo numa busca por nos auto conhecer, vale á pena ler.

 

“A Culpa é Das Estrelas” – John Green (Editora Intrinseca)

Prepare-se pra se emocionar muito. A história gira em torno de Hazel, um paciente terminal que está entre a vida e a morte. Seu tumor diminuiu bastante e ele ainda pode ter a chance de viver por mais um tempo, mas um encontro mudará toda sua vida.

Em um grupo de apoio para criança com câncer, Hazel conhece Augustus Waters e assim eles criam um grande laço de amizade. Ao longo do livro os amigos passarão pelos melhores e piores momentos juntos, e quando você chegar ao último capítulo com certeza vai deixar uma lágrima cair. A história é maravilhosa!

 

“O Morro dos Ventos Uivantes” - Emile Brontë (Editora Leya)

Um clássico da literatura inglesa escrito em uma época muito distante da dos dias atuais e que se tornou o livro favorito de milhares de pessoas, inclusive dos fãs de literatura estrangeira.

Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. “Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff“, diz a apaixonada Cathy.

Foi o único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos. Você tem não pode deixar de ler.

 

“Capitães da Areia,” - Jorge Amado (Editora Companhia das Letras)

Nesta história comovente, um grupo de jovens povoa e domina a capital da Bahia, vivendo de golpes e pequenos furtos. Divididas entre a inocência da infância e a crueza do mundo dos adultos, esses jovens têm de lidar com um cotidiano ao mesmo tempo livre e vulnerável. Os meninos crescem e encontram caminhos variados. O líder Pedro Bala decide lutar e assumir a tarefa de mudar o destino dos mais pobres – critica de Moacyr Scliar, escritor.

Parece uma sugestão de colégio, mas esse livro trás a tona uma experiência incrível de leitura.

 

“Memórias Póstumas de Braz Cubas” - Machado de Assis (Editora Record)

Outro clássico, dessa vez da nossa literatura. Machado de Assis ultrapassa o tempo com uma obra incrível, escrita de forma única fazendo com que o clássico permanecesse vivo até os dias atuais.

A obra fala das questões fundamentais da existência vividas pelo personagem Braz Cubas que narra sua trajetória de vida após a morte.

Sem sombra de dúvidas, um livro no mínimo interessante.

 

“Fôlego” - Tim Winton (Editora Paz e Terra)

É um romance sobre um surfista adolescente, mas com uma narrativa que  agrada até mesmo o leitor que não quer saber de ondas.

O livro surpreende pela combinação da aparente leveza do tema – adolescente fascinado pela descoberta do surfe – com um duro e impiedoso olhar sobre os ritos de passagem para a vida adulta, que convenhamos, todos nós passamos um dia.

 

Gostou das nossas sugestões? Aproveita pra escolher qual leitura combina mais com você e corre pra não perder a aventura. Boa leitura!

 

com informações de: Capricho / Saraiva

veja também