Confira o gabarito da primeira etapa do vestibular da UFF

Confira o gabarito da primeira etapa do vestibular da UFF

Atualizado: Sexta-feira, 18 Novembro de 2011 as 4:55

A Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou, na tarde desta terça-feira (15), o gabarito oficial e o caderno de provas da primeira etapa do processo seletivo de 2012 (arquivos em pdf). Entre as 9h e as 13h30 desta terça, os mais de 50 mil candidatos responderam a 75 questões objetivas.

A lista dos aprovados para a segunda etapa do vestibular será divulgada no dia 8 de dezembro. A prova da segunda etapa será aplicada no dia 18 de dezembro.

As questões de química estavam entre as mais difíceis, segundo a opinião de alguns candidatos. "Química achei mais difícil e matemática e física mais fáceis", afirmou Cristiany Soares, de 18 anos, que tenta entrar em publicidade e propaganda.

Para a estudante Maira Amanda Dias de Lima, de 18 anos, a parte de exatas foi a mais trabalhosa, embora a de humanas tenha apresentado obstáculos, principalmente com enunciados e textos longos.

"Apesar de textos um pouco longos, humanas foi uma prova em que, para quem estava preparado com antecedência, dava para ir bem", avaliou a candidata a uma vaga na carreira de direito na UFF.

Pelo Twitter, muitos candidatos reclamaram das exigências de conhecimento nas questões de química. Segundo eles, para uma primeira fase, elas foram excessivas.

Acidentes

O fechamento dos portões foram adiados em 40 minutos por causa de um problema técnico no site da instituição e de um acidente de trânsito na Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro.

O coordenador do vestibular Neliton Ventura afirmou ao G1 que apenas os cerca de 40 estudantes com necessidades especiais (como deficientes visuais, auditivos e disléxicos) puderam permanecer até as 14h30 na sala de prova. O fim do vestibular aconteceu às 13h30 para os demais candidatos, inclusive os que entraram entre 9h e 9h30, quando a prova já havia começado.

Por volta das 3h30 de segunda-feira (14), um veículo partiu um cabo de fibra ótica em Niterói e fez com que o site da UFF ficasse fora do ar durante todo o dia. Isso impediu que parte dos mais de 52 mil candidatos pudessem acessar o cartão de confirmação, que informava o endereço do local de prova.

Maira Amanda foi uma delas. "Ontem [segunda-feira] à noite fui imprimir o cartão, mas as páginas não carregavam", contou ela, que precisou acordar à 1h da manhã para tentar novamente. Ainda assim, segundo ela, a impressão do cartão levou 40 minutos.

Segundo Ventura, a equipe que organiza o vestibular ficou de plantão durante a madrugada e o site voltou ao ar no início da manhã desta terça-feira.

Ainda durante a manhã, um acidente na saída da Ponte Rio-Niterói, no acesso ao Centro de Niterói, complicou o trânsito na região do campus da universidade.

"Em razão desse acidente de hoje [na Ponte Rio-Niterói] e o de ontem [que tirou o site do ar], nós retardamos o horário de entrada [das 8h50] para as 9h30, para que não prejudicássemos os candidatos", afirmou Ventura.

A prova, de acordo com ele, começou às 9h, mas candidatos puderam entrar na sala de aula até as 9h30. A decisão foi aplicada em todas as cerca de 1.500 salas de aula nos 18 municípios onde acontece a prova, inclusive fora do Rio de Janeiro, como Vitória, Brasília, Taubaté e cidades de Minas Gerais.

Concorrência

Com 72,36 candidatos por vaga, o curso de medicina é o mais concorrido do vestibular 2012 da Federal Fluminense.

veja também