Conheça alguns esportes que podem ajudar a alavancar sua carreira

Conheça alguns esportes que podem ajudar a alavancar sua carreira

Atualizado: Segunda-feira, 5 Dezembro de 2011 as 11:21

A prática de esportes não consta na sua lista de hobbies? Pois devia. De acordo com especialistas, além de determinar um estilo de vida mais saudável, os esportes também ajudam a traçar um caminho para o sucesso na carreira.

"Para ser um grande profissional você precisa de alta performance, motivação, autoconfiança, persistência para superar metas e resistência psicológica. O que é importante para um atleta, ganhar uma medalha, é importante para a carreira também", explica Dietmar Martin Samulski, professor titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e doutor em psicologia do esporte.

Para Rodrigo Scialfa Falcão, psicólogo especialista em psicologia do esporte e diretor da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP), diz que não há regra na escolha de uma modalidade de esporte, o que vale é o gosto pessoal. E o importante é praticar regularmente.

Confira a seguir sete modalidades de esportes e as dicas dos especialistas:

Tênis

Esporte preferido de presidentes de grandes empresas também é praticado por chefes de Estado, como David Cameron. "A nível amador, tênis é um dos esportes mais completos. Trabalha o físico, a coordenação motora e é uma modalidade extremamente mental, pois para ganhar é preciso de estratégias", explica Samulski.

Falcão diz que o esporte pode ajudar no planejamento de estratégias, na análise de adversários ou concorrentes e trabalhar com uma visão a longo prazo. "O golfe é outro exemplo de esporte que trabalha com estratégia, entre uma tacada (ou saque) e outra (o) você precisa controlar a ansiedade e ser preciso", afirma.

Corrida

Samulski, que já acompanhou a delegação brasileira em três Paraolimpíadas (Sydney, Atenas e Pequim) e nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, afirma que executivos que lidam com crises nas empresas a todo instante podem adotar valores como a disciplina e superação dos atletas no ambiente de trabalho.

Assim como a corrida, o ciclismo e a natação são modalidades excelentes para ganhar resistência e incentivar a superação. "Por ser um esporte mais introvertido é bom para o profissional refletir e meditar durante a prática", diz Falcão.

Futebol

Na categoria de esportes coletivos entra também o basquete – esporte favorito de Obama – vôlei, handebol, entre outros. "Para quem já é líder e tem esse papel consolidado, um esporte coletivo pode ser praticado junto com outros colegas de trabalho e é ideal para descontrair", diz Falcão.

"Para não perder a coletividade, o futebol do final de semana ajuda além do aspecto social nos trabalhos em equipe", completa Samulski.

Judô

Especialistas indicam também o aikidô, kung fu, caratê e taekwondo. Falcão afirma que profissionais com uma rotina estressante e com muitas responsabilidades podem adotar a filosofia do esporte e canalizar a "agressividade".

Samulski diz que além de disciplina, o profissional adquire habilidades como concentração mental e coordenação motora.

Triatlo

Ideal para profissionais que gostam de rotina, mas não gostam de fazer musculação em academias, o triatlo exige muito treinamento e dedicação. O atleta trabalha com a combinação de ciclismo, natação e corrida.

"Conheço executivos que praticam triatlo e que no dia que não conseguem praticar ficam mal", afirma Falcão.

Rafting

Os esportes radicais são indicados para superar medos e encarar desafios. Rapel e paraquedismo também entram nessa categoria.

Para Samulski o mais importante para obter benefício desse tipo de esporte é a preparação física. Não é recomendável resolver praticar de uma hora para outra e sem acompanhamento.

Tai Chi Chuan

Assim como o ioga, praticar tai chi tem relação direta com a meditação e com movimentos que exigem equilíbrio e concentração do praticante.

"É preciso entender a filosofia e adotar no estilo de vida. Só praticar não basta", diz Falcão.

veja também