MENU

Geral

Conheça os primeiros grandes hits da web

Conheça os primeiros grandes hits da web

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:33

Você sabe o que é um "meme"? Essa pequena e estranha palavra pode até não te dizer muita coisa, mas se você navega pela internet há pelo menos uma semana e tem ao menos e-mail e perfil numa rede social, certamente já teve contato com um.

"Meme" é aquele vídeo, foto ou frase engraçada que aparece de repente, muitas vezes de forma involuntária ou como uma brincadeira, e se espalha por e-mails, MSN, fóruns e redes sociais com uma velocidade absurda, feito rastilho de pólvora. E uma vez espalhado, o meme acaba, inclusive, sofrendo mutações e aumentando ainda mais o seu nível de 'viralização'.

O surgimento dos memes caminha junto com a internet desde seus primórdios. Veja aqui no TechTudo alguns dos primeiros e mais famosos memes que disseminaram a rede brasileira.

1 - Bebê dançarino

Nascido em 1996, é considerado um dos primeiros memes da internet. Por pelo menos os quatro ou cinco anos que se seguiram, o gif animado ou o arquivo de vídeo, numa época em que ainda não existia YouTube, volta e meia pipocavam em milhares de caixas de e-mail no mundo - uma vez que um meme só vira meme quando compartilhado pelos usuários na internet. A animação 3D é hilária e foi feita, originalmente, como um teste por um estúdio. Mas o teste virou hit e acabou ultrapassando as fronteiras na web, chegando a ser usado, inclusive, na famosa série de TV "Ally McBeal" para representar o relógio biológico da personagem.

2 - LOL Cats

  Se tem um animal que pode ser considerado o mascote das memes, este animal é o gato. Aliás, os bichanos, em si, constituem uma das maiores memes da internet: os chamados LOL Cats - “LOL” significa “lots of laughs” ou “muitos risos”, enquanto “cats”, como todo mundo sabe, é gato. Basicamente o meme se resume ao compartilhamento de fotos engraçadas dos felinos, com legendas espirituosas e vocabulário e ortografia particulares.

3 - Crente que é Jedi

Um estudante canadense fã de Star Wars resolveu fazer um vídeo no qual demonstra suas habilidades com um taco de golfe. Só que não foi tentando acertar uma bola em um buraco de um grande campo gramado, como pede o utensílio, mas fazendo piruetas em um estúdio, como se estivesse com um sabre de luz nas mãos, no melhor estilho Jedi. O vídeo, como não poderia deixar de ser, acabou caindo na internet.

4 - Tourist guy

  Até mesmo um dos episódios mais tristes da história da humanidade, como o atentado terrorista que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, acabou virando meme. Uma montagem de um turista em uma foto no topo de uma das torres, com um avião se aproximando, chegou a gerar dúvidas na época. Teve gente cogitando que a imagem tivesse sido capturada em alguma câmera intacta após a tragédia, apesar de improbabilidade do caso. Seja como for, o “Tourist guy”, como ficou conhecido, virou um exemplo da metamorfose dos memes, uma vez que sua imagem foi usada em milhares de montagens.

5 - O RLY?   A figura real de uma coruja-das-neves, de uma foto tirada pelo fotógrafo John White, em 2001, acabou se tornando, involuntariamente, um dos maiores memes da internet. E detalhe: sempre seguida pela expressão “O RLY?”, uma forma abreviada de se dizer “Oh, really” (na nossa lingua, a tradução se adapta mais como um "É mesmo?"). A foto, carregada de ironia, é típica de ser usada quando alguém nos conta algo muito óbvio. E foi assim que a figura da simpática coruja passou a ser usada e abusada na internet.

6 - Chuck Norris Facts

O meme envolvendo o astro Chuck Norris - mais famoso por cenas de luta, nas quais despeja todos os seus conhecimentos de artes marciais, do que em cenas dramáticas - teve início fora da internet;mais precisamente pelas piadas envolvendo seu nome feitas pelo apresentador Conan O’Brien, em 2005, no programa Late Night with Conan O’Brien, muito popular nos EUA. A brincadeira ganhou a grande rede e virou meme instantâneo, muito amplificado, poucos anos depois, pelo Twitter, onde os usuários compartilhavam as piadas e ajudaram a manter, por um bom tempo, a hashtag #ChuckNorrisFacts no topo do Trending Topics. Veja alguns exemplos:

- Quando nasceu, Chuck Norris pegou o médico pelos pés e bateu na bunda pra fazê-lo chorar.

- As lágrimas do Chuck Norris curam o câncer. O problema é que ele não chora nunca!

- Chuck Norris tem duas velocidades: Andar e Matar.

- Chuck Norris não lê livros, ele os encara até conseguir toda a informação que precisa.

- Quando Chuck Norris quer comer um ovo, ele quebra a galinha.

- Chuck Norris pediu um Big Mac no Bob's. Ele foi atendido.

- Chuck Norris contou até o infinito. Duas vezes.

- Chuck Norris jogou roleta russa com um revólver totalmente carregado e ganhou.

- Chuck Norris pode dividir por zero.

- Chuck Norris perdeu a virgindade antes do pai.

7 - You got Rickrolled

Quem foi adolescente na década de 1980 certamente dançou o hit “Never gonna give you up”, de Rick Astley, faixa do álbum “Whenever You Need Somebody”, lançado em 1987, e que foi topo das paradas em diversos países. Exatos 20 anos depois, o sucesso dançante virou sinônimo de uma das pegadinhas mais famosas da internet. Tudo começou numa notória fonte de memes: o 4chan, um fórum famoso no mundo inteiro frequentado especialmente por fãs de animações japonesas e games. Em 2007, um link começou a circular por lá prometendo levar os usuários para um trailler de um jogo, mas a pegadinha levava para o videoclipe de Rick Astley. A brincadeira ganhou mais corpo e virou um meme eterno no dia 1º de abril do ano seguinte, quando qualquer mentira contada era motivo para “rickrollear” alguém.

8 - Toupeira dramática Uma cena gravada num programa de TV japonês mostra uma toupeira dentro de uma caixa transparente, que se vira rapidamente para a câmera e olha com a cara assustada. O vídeo, editado com uma música dramática e lançado no YouTube em 2007, tinha tudo para virar meme. E virou!

9 - As árveres somos nozes E você já está achando que só gringo tem talento para virar meme? Pois puxe um pouco pela memória e você vai se lembrar de um dos mais clássicos que pintaram por aqui: “O jardineiro é Jesus. E as árveres somos nozes”. O vídeo mostra uma animação tosca com o áudio de um cara tentando falar uma frase simples. O resultado, no entanto, é de chorar de rir. A voz em questão é de um empresário baiano chamado José Maria Queiroz, que tentava gravar um CD gospel e acabou flagrado soltando essa pérola, que foi parar no YouTube em 2006.

10 - Zé Mayer, o Chuck Norris brasileiro Assim como o #ChuckNorrisFacts, o ator José Mayer ganhou sua hashtag própria e alcançou o nível de mito na internet brasileira. Foi em setembro de 2009, quando esteve no ar em “Viver a vida”, novela de Manoel Carlos, e, em poucos capítulos seu personagem Marcos “passou o rodo” em algumas das mulheres mais bonitas da trama. A hashtag #ZéMayerFacts bombou no Trending Topics mundiais com uma série de piadas na linha das feitas com Chuck Norris. A diferença no entanto, é que o poder do ator norte-americano era de destruição, enquanto que o do brasileiro era de sedução.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições