Cooperativa de jovens usa material reciclado na produção de calçados e bolsas

Cooperativa de jovens usa material reciclado na produção de calçados e bolsas

Atualizado: Sexta-feira, 2 Julho de 2010 as 10:13

Entre as 16 empresas que estarão no estande da Prefeitura de Novo Hamburgo na Francal, de 5 a 8 de julho (segunda a quinta-feira), está a Cooperget, cooperativa de jovens da Vila Getulio Vargas, em Novo Hamburgo. Com a participação de 22 cooperados, a empresa que surgiu há um ano é resultado do projeto Inclusão Social + Capacitação Profissonal + Empreendedorismo Juvenil da ONG Villaget. Os cooperados são formandos da ONG , que mantém programas de inclusão social e qualificação profissional para menores de baixa renda. A Villaget está oferecendo vagas a menores aprendizes. Para participar dos projetos, os menores precisam apresentar boletim da escola em que estudam no turno contrário à aprendizagem na ONG.

A ONG Villaget mantém de oito a dez menores aprendizes, participando não apenas da formação profissional, mas também com a oportunidade de desenvolver-se como um empreendedor juvenil .

O ponto forte da produção da Cooperget é a visão de economia solidária e o uso de lona reciclada no cabedal dos tênis infantis, nos tênis de skate e nas mochilas .Também existe uma parceria com uma marca francesa onde são fabricados tênis infantis com lona de algodão orgânico. Todos os produtos fabricados na Cooperget têm pelo menos um componente feito de material reciclado. Atualmente, a cooperativa trabalha com lona feita de tecidos reciclados das indústrias de confecções do interior de São Paulo. Na Francal, a cooperativa estará mostrando uma coleção feminina de tamancos, mochilas e tênis de Skate. [www.villaget.org].

veja também