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Cuidado ao tentar chamar a atenção do chefe

Cuidado ao tentar chamar a atenção do chefe

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:19

O relacionamento com o chefe é uma das questões que mais preocupam os profissionais  no ambiente de trabalho. Alguns se dão bem com o superior, outros, nem tanto, mas a grande parte quer mesmo é chamar a atenção deles.

Chamar a atenção do chefe, porém, não é algo que deve ser feito sem certos cuidados e critérios. De acordo com a coach e consultora de gestão de carreira e imagem Waleska Farias, o profissional, antes de mais nada, precisa entender um pouco melhor seu superior e ter claro o porquê quer chamar a atenção dele.

Muitos chefes  simplesmente não oferecem suporte aos membros de sua equipe, por dois motivos, basicamente. Waleska explica que isso normalmente acontece ou porque o superior está envolvido demais em questões técnicas, não sobrando tempo para gerir a equipe, ou simplesmente porque não é muito ligado ao processo de gestão de pessoas.

Em qualquer um dos casos, porém, o profissional precisa ter clara a razão pela qual quer atrair a atenção do chefe. Deve, portanto, entender se sua demanda é realmente importante ou só quer chamar a atenção por carência ou porque acha que ter o chefe mais perto configura algum tipo de vantagem.

Em busca de reconhecimento

Waleska pontua que querer chamar a atenção do chefe é algo que se justifica se o profissional está em busca de crescimento na empresa ou em algum tipo de promoção. Na prática, quando o profissional define sua meta, que pode ser, por exemplo, uma promoção, ele deve sentar e conversar com o superior, buscando, dessa forma, atrair a atenção para o seu trabalho.

Nessa conversa o profissional deve expor seus objetivos, com o máximo de clareza possível. Isso inclui perguntar o que ele precisa fazer, o quanto ele precisa entregar e como deve ser sua postura para alcançar uma posição melhor ou um salário mais alto, caso seja uma de suas demandas. Além disso, é importante definir prazos, ou seja, em um ano, ele quer estar em determinada posição, por exemplo.

No caso de o colaborador acreditar que já está fazendo um bom trabalho, entregando mais do que o pedido, mas sente que falta reconhecimento, também é importante chamar a atenção do chefe para isso. Caso reconhecimento não aconteça mesmo assim, o profissional deve avaliar se é realmente em tal empresa que ele quer ficar.

Waleka explica que os profissionais devem, sim, lutar pela atenção do chefe, mas apenas se sua demanda for clara e justificável. "O colaborador tem que se posicionar, principalmente se busca reconhecimento, mas o chefe não faz nada", pontua. Mas lembre-se de que, se você está demandando atenção, seu trabalho deve ser bem feito.

Chamar a atenção do chefe é algo que vai além do simples desejo de tê-lo perto. O chefe não está ali para suprir sua carência de atenção ou para ser seu amigo íntimo. Chamar a atenção dele deve ser baseada no desejo de construir uma carreira e conquistar uma posição melhor ou um salário mais alto, mas, para isso, "é preciso saber o que você quer e o que o chefe espera de você", observa Waleska.

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