Cuidado com a SVRC - Síndrome Visual Relacionada a Computadores

Cuidado com a SVRC - Síndrome Visual Relacionada a Computadores

Atualizado: Quarta-feira, 2 Março de 2011 as 1:45

As enormes facilidades advindas deste equipamento já se difundiu em todas as classes sociais e faixas etárias. Porém, nem tudo são maravilhas, a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC) se refere a um grupo de sinais e sintomas diversos e variados, que podem ser atribuídos ao uso do computador.

Os principais sintomas oculares são:

Cansaço; Sensação de corpo estranho nos olhos; Ardência; Dor; Irritação; Vermelhidão; Ressecamento e turvação visual Alguns destes sintomas podem aparecer em pessoas que usam, por no mínimo, três horas diárias o computador.

Fatores importantes no conforto visual são a resolução da tela, contraste e iluminação do monitor. Diante disto algumas dicas são importantes:

Normalmente as telas LCD são melhores para proporcionar este conforto; Em geral, o monitor deve se localizar entre 70 a 100 cm do usuário, num nível 10 a 20 graus abaixo dos olhos, proporcionando maior conforto e menor estresse postural. Deve-se procurar um oftalmologista, para que se analise a melhor forma de tratamento, assim como a lente mais adequada. Um estudo realizado no Japão analisou mais de 25 mil trabalhadores de escritório. Eles responderam a um questionário informando a quantidade de tempo gasto diante de monitores, os hábitos de sono e a saúde física e mental – que incluía dados sobre a ocorrência de dores de cabeça, dor lombar, secura dos olhos, depressão e ansiedade.

Nos resultados encontrou-se a associação esperada – Os trabalhadores que passam muito tempo diante de computadores se queixam com maior frequência de dor de cabeça, secura dos olhos, dor nas articulações e rigidez dos ombros.

Os pesquisadores solicitaram a realização de mais estudos sobre a relação entre o uso do computador e a ocorrência de distúrbios físicos, mentais e do sono.

veja também